Cultura

Colorido e força do Bumba Meu Boi serão apresentados para estudantes

Ação, que ocorre de quarta à sábado e terá oficinas, palestras e apresentações, faz parte do Projeto Alagoas Nossa Terra na Escola

Por Assessoria 16/07/2018 15h03
Colorido e força do Bumba Meu Boi serão apresentados para estudantes
Ação é promovida pelo Instituto Boibumbarte de cultura - Foto: Assessoria

Mais de 500 estudantes da Escola Municipal Hermínio Cardoso, localizada no bairro Fernão Velho, em Maceió, irão aprender nessa semana, entre os dias 18 e 21 de julho, sobre a força e o colorido do Bumba Meu Boi.

Em uma ação do Instituto Boibumbarte, que agora atua como Ponto de Cultura, através do Projeto Alagoas Nossa Terra na Escola, a proposta é levar conhecimento sobre os folguedos populares: Pastoril, Bumba Meu Boi e Guerreiro. Esta semana os estudantes irão ter contato com o trabalho do Boi Tigre.

Voltado para estudantes dos períodos manhã, tarde e noite, este último com alunos do Programa de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), o Projeto está em sua segunda etapa, nominada Tempo de Conhecer e possui oficinas lúdicas, palestras e apresentações.

As palestras ficarão sob a responsabilidade de Rosivaldo do Nascimento, fundador do Boi Tigre, folguedo localizado na comunidade Ponta da Terra, área conhecida como celeiro de vários Bumba Meu Bois.

O grupo nasceu em 1996, a partir de uma brincadeira de garotos. Atualmente o Boi Tigre possui 35 integrantes, entre personagens e tocadores. “Eu e alguns amigos tivemos a ideia de formar um boi para brincar e concorrer a prêmios durante o carnaval. O Boi Tigre já coleciona várias premiações de 1° lugar no concurso de Bois de Carnaval de Maceió”, conta Cabral.

A manutenção do Boi Tigre conta com a parceria da comunidade da Ponta da Terra, escolas e alguns patrocinadores. O próprio grupo confecciona instrumentos, roupas e a fantasia do Boi, modificada anualmente. Por isso, os estudantes irão aprender sobre montagem de fantasias, alegorias, fabricação de instrumentos, entre outros aspectos essenciais para a manutenção do Folguedo, nos dias 18 e 19. No dia 21, pais, estudantes e a comunidade de Fernão Velho poderão assistir uma apresentação cheia de riqueza cultural do Boi Tigre.

O Alagoas Nossa Terra na Escola tem quatro etapas: Tempo de Engajar, Tempo de Conhecer, Tempo de Desenvolver e Tempo de Compartilhar, finalizando com apresentação dos grupos formados na Escola Hermínio Cardoso.

O Projeto tem o patrocínio da Prefeitura de Maceió, através da Fundação Municipal de Ação Cultural, Projeto Cultura Viva, Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Governo Federal.