Na contramão do resto de país Alagoas reduz taxa de mortalidade infantil em 2016
Taxa de mortalidade infantil sobe pela primeira vez em 26 anos no país

A taxa de mortalidade infantil no Brasil subiu pela primeira vez, no ano de 2016, desde 1990. Os dados foram obtidos com o Ministério da Saúde. Alagoas é um dos sete Estados da Federação que conseguiu reduzir as taxas de mortalidade durante esse período.
A epidemia do zika vírus e a crise econômica são apontadas pela pasta como causas do crescimento. A primeira, pela queda de nascimentos – o que traz impacto no cálculo da taxa de mortalidade – e de mortes de bebês por malformações graves.
Já a recessão da economia estaria associada às mortes infantis evitáveis, como aquelas causadas por diarreias e pneumonias. Estas enfermidades são influenciadas pela perda de renda das famílias, estagnação de programas sociais e cortes na saúde pública.
Os únicos estados com redução de taxas em 2016 foram Alagoas, Rondônia, Acre, Rio Grande do Norte, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal. No Brasil, a taxa de mortalidade de 2016 ficou em 14 óbitos infantis a cada mil habitantes, um aumento próximo de 5% sobre o ano anterior, retomando índices similares aos dos anos 2014 e 2013.
Os dados mostram que vinte estados tiveram alta na mortalidade infantil em 2016. Os estados da Bahia, Amapá, Amazonas, Pará, Piauí e Roraima tiveram taxa de mortalidade média de 19,6 e aumento de 14,6% comparado a 2015. O índice é equivalente a três vezes a alta nacional.
Veja também
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
