Na contramão do resto de país Alagoas reduz taxa de mortalidade infantil em 2016
Taxa de mortalidade infantil sobe pela primeira vez em 26 anos no país

A taxa de mortalidade infantil no Brasil subiu pela primeira vez, no ano de 2016, desde 1990. Os dados foram obtidos com o Ministério da Saúde. Alagoas é um dos sete Estados da Federação que conseguiu reduzir as taxas de mortalidade durante esse período.
A epidemia do zika vírus e a crise econômica são apontadas pela pasta como causas do crescimento. A primeira, pela queda de nascimentos – o que traz impacto no cálculo da taxa de mortalidade – e de mortes de bebês por malformações graves.
Já a recessão da economia estaria associada às mortes infantis evitáveis, como aquelas causadas por diarreias e pneumonias. Estas enfermidades são influenciadas pela perda de renda das famílias, estagnação de programas sociais e cortes na saúde pública.
Os únicos estados com redução de taxas em 2016 foram Alagoas, Rondônia, Acre, Rio Grande do Norte, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal. No Brasil, a taxa de mortalidade de 2016 ficou em 14 óbitos infantis a cada mil habitantes, um aumento próximo de 5% sobre o ano anterior, retomando índices similares aos dos anos 2014 e 2013.
Os dados mostram que vinte estados tiveram alta na mortalidade infantil em 2016. Os estados da Bahia, Amapá, Amazonas, Pará, Piauí e Roraima tiveram taxa de mortalidade média de 19,6 e aumento de 14,6% comparado a 2015. O índice é equivalente a três vezes a alta nacional.
Veja também
Últimas notícias

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
