Federação Paraibana conhece ação exitosa que encerrou lixões em municípios de AL
Visita técnica ocorreu nesta quinta-feira na AMA
Considerado o único estado nordestino a ter todos os municípios sem lixões, o trabalho da Associação dos Municípios Alagoanos- AMA – está servindo de exemplo para várias cidades brasileiras, que estão adotando o modelo desenvolvido através de parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Ministério Público , consórcios intermunicipais e Instituto do Meio Ambiente. Nesta quinta-feira (13) o superintendente da Famup, a Federação dos Municípios da Paraíba, Pedro Dantas, representou o presidente em uma reunião na AMA e conheceu todo o trabalho que começou em 2007 com a instalação de oficinas para criação do plano estadual e agrupamento dos municípios em regiões.
O pontapé inicial resultou na formação dos consórcios regionais que passaram a trabalhar de forma integrada, com orientação da AMA e sob a supervisão da Semarh.
“Os prefeitos de Alagoas tiveram a vontade política de cumprir a legislação vigente e, com o apoio fundamental do governo em todas as etapas, incluindo o financiamento dos planos municipais, o projeto avançou”, disse Elaine Melo, da Semarh. “Não foi fácil o fazer acontecer sem recursos federais, disse a técnica da AMA, Brigida Leylane. Os municípios enfrentam vários problemas com o subfinanciamento dos programas e conseguir implementar a Lei de resíduos foi uma vitória, complementou”
Em 2017, o Ministério Público veio complementar as ações já existentes com os gestores encerrando os lixões e se comprometendo a iniciar uma nova fase que é a recuperação das áreas degradadas e estimulando a formação de cooperativas para implantação da coleta seletiva.
O superintendente paraibano aplaudiu o trabalho da AMA e parceiros e garantiu que vai levar para a próxima reunião entre prefeitos e Ministério Público todo a expertise de Alagoas. Ele tambémavalia que só a parceria entre o poder público, em todas as suas esferas , e o entendimento da importância e necessidade da iniciativa privada nesse processo poderão fazer com que os municípios paraibanos avancem e cumpram a legislação em sua totalidade.
A reunião contou com a participação da assessora técnica Brígida Leylane, as gerentes Zélia Cavalcanti , Larissa Ferro, da assessora técnica da Semarh Elaine Melo e do superintendente do Consórcio do Agreste, Ivens Leão.
Últimas notícias
Carreta que transportava retroescavadeira tomba e pega fogo na Rota do Mar
Queda de moto deixa duas pessoas feridas no povoado Canaã, em Arapiraca
Polícia prende três suspeitos por envolvimento no desaparecimento de idoso em Maceió
Jovem de 23 anos fica ferida após queda de moto em União dos Palmares
Matrículas para vagas remanescentes da Educação de Jovens e Adultos se encerram nesta sexta
Funcionários da Ambev morrem após vazamento de gás em unidade do Rio
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
