Entidades renunciam à Mesa Diretora do CMDCA de Matriz de Camaragibe
Padre Gilberto da Silva deixou a presidência do conselho
O padre Gilberto Antonio da Silva decidiu renunciar à Presidência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), na cidade de Matriz de Camaragibe, na região Norte de Alagoas. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (22) e além do pároco mais quatro entidades também decidiram deixar a entidade. O motivo: a Prefeitura Municipal nunca publicou a portaria dando posse ao mandato da nova Mesa Diretora.
Gilberto Antonio da Silva informou que foram 11 meses para a Secretaria Municipal de Assistência Social do município publicar a portaria, mas até esta data nada foi feito por parte do governo municipal. O CMDCA é formado por membros da sociedade civil organizada e por agentes do governo.
O padre disse que decidiram renunciar a cadeiras no CMCDA de Matriz de Camaragibe as seguintes entidades: Centro Juvenil Dom Bosco, Filarmônica Bom Jesus, Bombeiros Civil e Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia. A outra entidade que faz parte é Associação dos Deficientes Físicos de Matriz de Camaragibe, que ainda não se posicionou sobre renúncia.
O pároco informou que os membros conseguiram disponibilizar espaço físico, estrutura e o CMDCA fazia reuniões quinzenais frequentes, mas a portaria que dava posse aos membros não foi publicada durante os 11 meses de “gestão” da mesa diretiva. A Prefeitura de Matriz de Camaragibe, inclusive tem mais de R$ 500 mil bloqueados na Assistência Social.
O padre indagou várias questões. “A grande pergunta que deverá ser feita a gestão municipal é... independente de quem esteja a frente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, está correto publicar uma lei municipal, aprovar anualmente verbas, ter conta, CNPJ, convocar a sociedade civil para tomar parte e não existir de fato? Não ter equipe técnica nem estruturas? O que os gestores dizem disso?”, questionou.
O que diz o governo
A secretária municipal de Assistência Social, Elziane Berto, explicou a situação. “Para ter portaria era preciso a ata da reunião do dia que ele [padre Gilberto da Silva] foi eleito. E isso não foi entregue a prefeitura em todo esse tempo. Precisava também da ata do dia da reunião da renuncia do Inácio Júnior [bombeiro civil]. O mandato da Mesa Diretiva é de um ano e esse período já se venceu. Outra coisa: o padre não tinha a portaria, mas assinou várias vezes como presidente”, disse.
“O padre fez várias reivindicações e atendemos muitas, mas algumas não foram possiveis que depende de outras situações como licitação. Quanto a renuncia, nós vamos aguardar os ofícios das entidades que renunciaram para tomar as medidas legais e convocar novas entidades interessadas”, afirmou.
Por outro lado, o padre Gilberto Antonio da Silva, explicou sobre a ata. "A estas alturas, a gestão pode até dizer que a portaria não foi publicada porque o Cnselho não enviou a ata onde o presidente anterior renúncia e assume o novo, mas isso não pode valer como desculpas, pois o trabalho seguiu sem interrupção na saída do presidente e a chegada do novo. Aconteceu inúmeros diálogos entre Secretaria de Assistência e Conselho, aconteceram as conferências, tiveram treinamentos, participavam das reuniões os representantes da sociedade civil e da gestão... Nunca se falou que a portaria não era publicada por falta de ata. A primeira posse, não teve ata entregue. Mesmo assim o prefeito fez a portaria. No lugar da ata, basta uma solicitação ao prefeito feito pelo CMDCA e isso nós fizemos inúmeras vezes. Mas para ser o mais correto possível, refiz as duas Atas, do presidente anterior e a minha e mesmo assim nada. Mas a questão mais importante aqui é pelo amor de Deus, vamos juntos cuidar de nossas crianças, vamos promove-las, recupera-las, dar as mãos e garantir um presente e futuro melhor para esses pequenos, os preferidos de Deus", finalizou.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
