Secretaria de Meio Ambiente diz que embarcação insistia na ilegalidade
Acidente com catamarã deixou duas turistas mortas no sábado

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente afirmou que a proprietária do catamarã envolvido no acidente no município de Maragogi insistia em atuar na ilegalidade. O órgão disse na manhã desta segunda-feira (29) que a fiscalização será intensificada, mas que depende também do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), já que faz parte de uma Área de Proteção Ambiental (APA).
A proprietária do catamarã, Simone Valéria Furtado Leite, já tinha sido autuada em R$ 5 mil pela Prefeitura de Maragogi, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no dia 2 de maio de 2019. Ela também foi notificada pelo Ministério Público Estadual. Segundo a promotora Francisca Paula de Jesus, os descumprimentos tiveram início em 2017, e a embarcação estava impedida de circular atualmente.
O secretário de Meio Ambiente, Gabriel Vasconcelos, disse que a secretaria atua em forma conjunta. “A fiscalização será intensificada. Porém, estamos em uma Área de Proteção Ambiental e a gestão é federal por parte do ICMBio. A nossa fiscalização é supletiva”, disse.
Gabriel Vasconcelos disse que a embarcação estava insistindo na ilegalidade. “Essa embarcação já tinha sido multada pela secretaria. O município já acionou a justiça para lacrar essas embarcações que estão irregulares. O Ministério Público já mandou que eles parassem, mas eles insistem. Estamos tomando as medidas cabíveis”, ressaltou.
Em entrevista à imprensa, o marido da proprietária contou que o catamarã havia sido vendido para o empresário e irmão do ex-prefeito do município Marcos Madeira. No entanto, segundo o marido, a venda nunca chegou a ser oficializada junto à Capitania dos Portos.
Além de está sem alvará, a embarcação circulava em área proibida e havia ignorado o alerta de mau tempo emito pela Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM).
Acidente
A embarcação com 54 pessoas naufragou nesse sábado (27), deixando duas turistas do Ceará mortas. Elas foram identificadas como Maria de Fátima Façanha da Silva, 65, e Lucimar Gomes da Silva, 69.
Veja também
Últimas notícias

Marcelo Beltrão anuncia reajuste salarial para os profissionais da Educação de Coruripe

Prefeitura garante enxovais às gestantes do projeto “Mãe Arapiraquense”

Edital do concurso público da Educação de Arapiraca deve ser divulgado em breve

IBGE abre 351 vagas para estagiários em todo o país, com bolsas de até R$ 1.125,69

Semáforo apagado preocupa condutores que trafegam por Marginal do Riacho Piauí, em Arapiraca

Polícia Civil investiga causas de acidente que resultou na morte de motociclista grávida
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
