Presidida por Rodrigo Cunha, comissão debate temas de grande interesse nacional
A comissão ouviu os diferentes segmentos envolvidos
Sob a presidência do senador Rodrigo Cunha, a Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) foi palco esta semana de dois dos assuntos que mais têm movimentado o debate nacional: o monitoramento do desmatamento da Amazônia e a criação de um novo marco regulatório para a segurança privada. Durante boa parte da tarde de quarta-feira, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, prestou esclarecimentos sobre o aumento das taxas de desmatamento da Amazônia, e a saída do diretor do Inpe, órgão que há mais de 30 anos faz as medições da destruição da floresta.
O ministro também explicou que o governo avalia novas formas de gestão do Fundo Amazônia, que funciona com doações da Alemanha e da Noruega, e se presta a realizar projetos de preservação da floresta. O ministro disse que após a extinção dos comitês gestores do Fundo, o governo estuda uma nova fórmula de acompanhar os projetos.
Já ontem, a CTFC se debruçou sobre o debate em torno da criação do Estatuto da Segurança Privada. O assunto é de grande relevância, e vem sendo regido por uma legislação que não se atualiza desde a década de 80, quando não havia celulares, computadores portáteis, cartões de crédito, nem tampouco monitoramento e segurança eletrônica. O setor, que hoje emprega mais de 500 mil pessoas, têm, com sua modernização, a capacidade de multiplicar a geração de empregos, alcançando estimados 1,5 milhão de trabalhadores. A comissão ouviu os diferentes segmentos envolvidos, e todos concordam que é preciso atualizar a legislação. O senador Rodrigo prometeu colocar o tema em votação assim que o relatório estiver pronto.
“É um setor que precisa de uma nova lei para poder expandir a oferta de empregos, algo que, num país que enfrenta um desemprego recorde, é urgente”, afirmou Rodrigo Cunha.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
