Governadores do Nordeste assinam contrato para compartilhar compras coletivas
Chefes de Executivo também assinaram Carta
O vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa, participou, nesta quarta-feira (21), da reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Nordeste. Durante o encontro, em Teresina (PI), os governadores assinaram o Contrato de Programa, que possibilitará o compartilhamento, entre os nove Estados da região, de equipamentos e insumos obtidos por meio das compras coletivas.
“Estamos dando prosseguimento às ações do Consórcio Nordeste. As compras governamentais de bens e serviços feitas coletivamente vão resultar em preços mais baixos, porque se a gente tem um ganho de escala, a gente diminui o preço unitário daquilo que estamos comprando”, explicou Luciano Barbosa. Ele representou o governador Renan Filho, que esteve em viagem a Brasília (DF).
A criação da Central Única de Compras para Estados integrantes do Consórcio Nordeste foi aprovada durante a reunião realizada no dia 29 de julho, em Salvador (BA). O instrumento tem como objetivo reduzir os custos na aquisição de bens e serviços em diversas áreas da administração pública, alcançando economia importante para os cofres públicos.
Com o objetivo de acelerar o caminho das compras públicas coletivas destinadas à aquisição de equipamentos e insumos na área da saúde, até o final deste mês, os governadores decidiram pela formação de um grupo de trabalho.
“No encontro de hoje avançamos em muitos pontos, como pode ser observado pela Carta assinada por todos os governadores. Ter participado representando o governador Renan Filho para mim foi uma honra. O que posso testemunhar é o respeito que todos estão tendo com o Estado de Alagoas”, acrescentou Luciano Barbosa.
Carta
Os governadores do Nordeste se manifestam preocupados com a privatização de estatais anunciada pelo Governo Federal, sobretudo da Empresa de Correios e Telégrafos e Eletrobrás.
“Sem estudos técnicos aprofundados e a necessária compreensão de todos os impactos, tais vendas poderão trazer consequências negativas para a soberania nacional e um possível retrocesso à integração regional”, diz a Carta de Teresina, assinada pelos governadores.
A Reforma Tributária também foi discutida na reunião. O Consórcio Nordeste compreende a necessidade de reestruturação da base de contribuição fiscal no Brasil e, para isso, anuncia que apresentará, até setembro, um documento unificado e detalhado acerca do tema.
A próxima reunião ficou agendada para o Rio Grande do Norte, durante o Encontro Brasil – Alemanha, que acontece de 15 a 17 de setembro, em Natal.
Veja também
Últimas notícias
Três pessoas morrem após desabamento de muro no Brás, em São Paulo
Mulher fica presa às ferragens após acidente com tombamento na Pajuçara
Tornado no Paraná: hospitais já atenderam 750 feridos; seis pessoas morreram
Peixe-boi aparece em praia de Ipioca e encanta banhistas
Combate à fome deve ser meta climática, diz cúpula em Belém
PM apreende 22 armas de fogo e 42 quilos de entorpecentes em uma semana
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
