Socioeducando alagoano é ouro no xadrez e se classifica para participar da Copa Brasil
Campeonato nacional será realizado pela Liga Brasileira de Xadrez, em 10 de Outubro

O xadrez tem se tornado um recurso bem sucedido ao desenvolvimento escolar e a reintegração social de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em Alagoas. Por meio desse esporte, talentos são descobertos e novas histórias são escritas jogada a jogada, conquista a conquista.
Um expoente desse esporte é o adolescente J.E.P., de 19 anos, que cumpre medida socioeducativa em uma das Unidades de Internação da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev). Ele, que é vice-campeão alagoano na categoria Sub 18, conquistou, na sexta-feira (6), medalha de ouro no 2º Torneio Socioeducativo de Xadrez.
A competição foi realizada pela Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), em parceria com a Federação de Xadrez do Estado de Alagoas (FEXEAL). Desta vez, o público foi ampliado. Além dos socioeducandos, a competição contou com a participação de competidores de escolas particulares que fazem parte da Liga Brasileira de Xadrez (LBX).
O supervisor de Esporte, Cultura e Lazer da Seprev, Thiago Santos da Silva, ressalta que o evento dá continuidade a um trabalho que trouxe resultados expressivos para a medida socioeducativa e que tem como intuito fortalecer a prática.
“O xadrez tem demonstrando um grande potencial pedagógico e terapêutico para os socioeducandos, por isso queremos que os jovens continuem engajados nesse projeto. A segunda edição do torneio dá oportunidade aos novos competidores, que têm nos procurado para participar dos jogos. Então, vamos continuar com esse estímulo, treinando os veteranos e abrindo espaço para os que estão chegando”, afirmou.
Para o adolescente J.E.P., a fórmula da vitória foi “a dedicação nos treinos, o equilíbrio emocional e a concentração na hora das jogadas”. O próximo passo dele será a Copa Brasil de Xadrez, que acontecerá no mês de outubro, na Barra de São Miguel.
O jovem aprendeu a jogar dentro da Unidade de Internação, participando da oficina que acontece, duas vezes por semana, com o professor Paulo Madeiro. Em 2018, a iniciativa foi premiada como um dos melhores projetos pedagógicos do estado de Alagoas e, hoje, conta com dezenas de alunos.
Para a superintendente da Sumese, Denise Paranhos, a socioeducação inova ao incluir no plano educacional “uma atividade que envolve arte e ciência, reconhecidamente eficiente no desenvolvimento das habilidades cognitivas e na integração social de adolescentes e jovens”.
Ela ressalta também que o jogo, incluindo o de outras atividades esportivas, recreativas e laborais, ajuda os adolescentes nesse período de privação de liberdade.
O presidente da Liga Brasileira de Xadrez, Jayme Miranda, comentou a importância da troca de experiência com a comunidade e explica que o xadrez ensina a aprender com os erros. “Eu vejo esse encontro como uma questão de formação do ser humano em si, pois, na sociedade, a gente precisa olhar para o outro respeitando as diferenças. É importante lembrar que esses adolescentes cometeram delitos no passado, mas que estão aqui para corrigir e se renovar como pessoa”, afirmou.
A superintendência pretende incluir os socioeducandos em todas as competições realizadas em Alagoas.
Veja também
Últimas notícias

Secretaria da Primeira Infância promove capacitação do Cartão Cria em Maragogi

Operação identifica desmatamento em Maceió e aplica multa de R$ 20 mil

Prefeitura de Palmeira dos Índios suspende serviços no Sabiá devido às chuvas

Hospital da Mulher comemora seis anos de inauguração com mais de 70 mil atendimentos

Prefeitura de Palmeira dos Índios inicia pagamento dos servidores públicos

Carro colide contra mureta na rodovia AL-115, em Igaci
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
