Candidatos fazem a 2ª prova do Enem neste domingo
No 1° dia de prova, os candidatos responderam questões de linguagens, códigos e ciências humanas
SÃO PAULO, SP, E RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Neste domingo (19), acontece a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, que tem uma previsão de receber mais de 5 milhões de candidatos em todo o Brasil. Agora é a vez das provas de ciências da natureza e de matemática, cada uma com 45 perguntas de múltipla escolha.
No primeiro dia de prova, os candidatos responderam questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas. A primeira edição do Enem sob o governo Jair Bolsonaro (PSL) foi também a primeira em dez anos que não trouxe nenhuma questão relativa à ditadura militar (1964-1985).
Veja dicas para as provas:
1) As provas terão 30 minutos a menos que no primeiro dia. Os participantes terão cinco horas para resolver as questões. A prova termina às 18h30.Os portões abrem às 12h e fecham às 13h no horário de Brasília. Se seu Estado tem fuso horário diferente, fique atento:Portões abrem às 10h e fecham às 11h no Acre e nos seguintes municípios do Amazonas: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga. Portões abrem às 11h e fecham às 12h no Amazonas, com exceção dos municípios lisados acima, e em Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No distrito de Fernando de Noronha, é permitido acessar o local das 13h às 14h. 2) Verifique a hora certa e não se deixe enganar por celulares ou relógios de rua, que podem estar marcando indevidamente o horário de verão.3) É obrigatório o uso de caneta esferográfica de tinta preta para o preenchimento do cartão-resposta.4) Qualquer outro material além da caneta preta, incluindo lápis ou lapiseira, será guardado dentro do porta-objetos fornecido pelo aplicador do exame na sala. A embalagem será lacrada e acomodada embaixo da cadeira dos participantes.5) Qualquer ruído emitido por celular ou outro aparelho eletrônico, mesmo que esteja desligado e embalado no porta-objetos, causará a eliminação imediata do candidato.6) Para identificação, serão aceitos apenas documentos originais. Não é possível acessar a prova utilizando cópias autenticadas ou documentos digitais. Em caso de roubo, deverá ser apresentado boletim de ocorrência, e o candidato deverá fazer uma identificação especial, com coleta de dados biométricos, de informações pessoais e da assinatura em formulário próprio. O procedimento de identificação especial também serve para candidatos que apresentem documentos que estejam danificados, ilegíveis ou com foto que tenha fisionomia diferente e que não permita a identificação.7) Todos os alimentos serão revistados. O Inep recomenda que as garrafas de água sejam transparentes e que os lanches estejam lacrados.8) Evite comidas gordurosas. Alimentos salgados ajudam a evitar a pressão baixa.9) O Inep recomenda, em comunicado publicado no site, que o participante leve uma versão impressa do Cartão de Confirmação de Inscrição, que contém informações pessoais do candidato e informações específicas sobre o local da prova.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
