PF deflagra operação contra aplicadores do Enem por suspeitas de fraude
Ação foi deflagrada neste sábado
A Polícia Federal deflagrou neste sábado (9.nov.2019) Operação Thoth, em Fortaleza (CE), para investigar irregularidades no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) realizado no último domingo (3.nov). As buscas e apreensões visaram duas aplicadoras da prova suspeitas do crime de fraude em certames de interesse público.
Com informações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a PF chegou à casa das mulheres que aplicaram o exame na última semana. Os agentes apreenderam os celulares das suspeitas para serem submetidos à perícia.
Segundo nota divulgada pela PF, as “investigações continuam para apurar todas as circunstâncias dos fatos”. O Inep e os policiais federais seguem investigando casos semelhantes relatados no Rio de Janeiro e na Bahia.
As duas suspeitas poderão ser indiciadas pelo crime de Fraude em Certames de Interesse Público, que pode acarretar em mais de 5 anos de prisão e multa.
De acordo com a PF, o nome da operação – Thoth – foi escolhido por ser o deus egípcio da escrita e da sabedoria. Ele seria, na cultura egípcia, o criador dos caracteres da escrita do Egito Antigo, os Hieróglifos.
“Thoth era também conhecedor da matemática, astronomia, magia e representava todos os conhecimentos científicos, o que traduz o universo em que estão envolvidos os candidatos do Enem”, explicou em nota.
Circulou nas redes sociais no último domingo (3.nov) uma imagem da página com a proposta de redação do exame. O Inep, à época, confirmou a veracidade da página. Já o ministro da Educação, Abraham Weibtraub, disse que a Polícia Federal iria investigar.
O Inep comunicou há uma semana, porém, que a foto foi divulgada após o início da aplicação da prova, o que não compromete o andamento da avaliação. O tema da redação foi democratização do acesso ao cinema no Brasil.
O Enem, que começou no último domingo (9.nov) e terá seu 2º dia de provas amanhã (10.nov). Com 5,1 milhões de inscritos, o número de participantes esperado é 7,5% menordo que o de 2018, quando 5,5 mi de estudantes fizeram a prova.
Últimas notícias
Pequenos negócios podem renegociar dívidas com a União até esta sexta
Prazo de Habilitação do Prêmio Carnaval 2026 termina nesta sexta (30)
Receita Federal paga lote da malha fina de janeiro
Areninha da Prefeitura de Maceió recebe decisões da final da Copa Solidária nesta sexta-feira (30)
Caixa conclui pagamento da parcela de janeiro do Bolsa Família
Presidente Lula passa por cirurgia de catarata no olho esquerdo hoje em Brasília
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
