Número de sindicalizados no Brasil é o menor em 7 anos, diz IBGE
Fuga de 1,5 milhão de profissionais faz com que apenas 12,5% dos 92,3 milhões de trabalhadores brasileiros sejam filiados a uma instituição sindical
Apenas 12,5% dos 92,3 milhões de profissionais ocupados em 2018 estavam associados a algum sindicato, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (18), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Com a fuga de 1,5 milhão de profissionais na comparação com 2017, o número de sindicalizados despencou ao menor nível desde 2012, ano em que a pesquisa começou a ser realizada.
O recorde negativo ocorre apenas um ano após a aprovação da reforma trabalhista, que tirou a obrigatoriedade do pagamento do imposto na conta de confederações, centrais e sindicatos.
O indicador Características Adicionais do Mercado de Trabalho, desenvolvido com base na Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), aponta ainda para a redução na taxa de sindicalização em todas as categorias.
Na análise por áreas da economia, todos registraram queda no volume de sindicalizados. Ainda assim, os empregados no setor público seguem com o maior percentual de filiados (25,7%). Em seguida, aparecem os funcionários do setor privado com carteira assinada (16%).
Já a taxa de sindicalização dos trabalhadores por conta própria caiu de 8,6% para 7,6% no ano passado. Entre os empregados sem carteira assinada no setor privado, a taxa de filiação sindical caiu de 5,1% para 4,5%.
A maior queda no número de sindicalizados foi registrada pelos empregadores, de 15,6% para 12,3%. A categoria foi seguida pelos trabalhadores do setor privado, cuja filiação caiu de 19,1% para 16%.
Veja também
Últimas notícias
Carro colide com poste na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Jacarecica
Globo de Ouro 2026: tudo sobre a premiação que indicou "O Agente Secreto"
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
