Número de sindicalizados no Brasil é o menor em 7 anos, diz IBGE
Fuga de 1,5 milhão de profissionais faz com que apenas 12,5% dos 92,3 milhões de trabalhadores brasileiros sejam filiados a uma instituição sindical

Apenas 12,5% dos 92,3 milhões de profissionais ocupados em 2018 estavam associados a algum sindicato, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (18), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Com a fuga de 1,5 milhão de profissionais na comparação com 2017, o número de sindicalizados despencou ao menor nível desde 2012, ano em que a pesquisa começou a ser realizada.
O recorde negativo ocorre apenas um ano após a aprovação da reforma trabalhista, que tirou a obrigatoriedade do pagamento do imposto na conta de confederações, centrais e sindicatos.
O indicador Características Adicionais do Mercado de Trabalho, desenvolvido com base na Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), aponta ainda para a redução na taxa de sindicalização em todas as categorias.
Na análise por áreas da economia, todos registraram queda no volume de sindicalizados. Ainda assim, os empregados no setor público seguem com o maior percentual de filiados (25,7%). Em seguida, aparecem os funcionários do setor privado com carteira assinada (16%).
Já a taxa de sindicalização dos trabalhadores por conta própria caiu de 8,6% para 7,6% no ano passado. Entre os empregados sem carteira assinada no setor privado, a taxa de filiação sindical caiu de 5,1% para 4,5%.
A maior queda no número de sindicalizados foi registrada pelos empregadores, de 15,6% para 12,3%. A categoria foi seguida pelos trabalhadores do setor privado, cuja filiação caiu de 19,1% para 16%.
Veja também
Últimas notícias

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 33 milhões
Homem embriagado é amarrado pela família após agredir pais e irmãos em Coité do Nóia

STF retoma julgamento sobre cobertura de planos de saúde nesta quinta

Homem é encontrado morto dentro de banheiro em lava jato de Arapiraca

Homem é detido com cachimbo de crack e facão na cidade de Arapiraca

Homem é preso em flagrante após dar murro no rosto esposa no Vergel do Lago, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
