Prefeitura de Maragogi inicia campanha de Coleta Seletiva de Lixo
Ação foi lançada nesta quinta-feira
A Prefeitura de Maragogi lançou no fim da tarde desta quinta-feira (13), a campanha de Coleta Seletiva de Lixo do município. Idealizada pelas secretarias de Trabalho, Emprego e Geração Renda e a do Meio Ambiente, a campanha visa a preservação ambiental da nossa cidade, além de trazer melhorias das condições de trabalho e geração de renda para os catadores da nossa região. O evento contou com a participação do prefeito Fernando Sérgio Lira, a primeira-dama e idealizadora do projeto, Márcia Fidélis, o secretário do Meio Ambiente, Gabriel Vasconcelos, o deputado estadual, Léo Loureiro, o secretário de Meio Ambiente do Estado, Fernando Pereira, e as demais secretarias.
No evento, a primeira-dama agradeceu a todos os presentes e ressaltou a importância da reciclagem para o nosso município. “Que vocês olhem cada resíduo com um olhar diferente, pois além de contribuir com o meio ambiente, eles geram renda. Multipliquem esse movimento”, disse. O prefeito reforçou seu compromisso com o descarte adequado dos resíduos produzidos em Maragogi e revelou seu desejo de ir além nesse quesito. “Futuramente, vamos construir uma usina para transformar todo o lixo em energia, garantindo, assim, a eliminação correta de todos os resíduos daqui”, salientou.
Antes do início da campanha, foi realizado um trabalho de capacitação e conscientização dos catadores do antigo lixão, com o intuito de oferecer uma nova oportunidade e condições dignas para todo o processo de coleta e separação dos materiais. Para a catadora, Cícera Lopes da Silva, esse é um momento único para toda a cooperativa. “Antes, no lixão, o nosso trabalho era de todo jeito, agora vai ser melhor”, destacou.
Os catadores poderão gerar renda a partir da comercialização dos recicláveis separados na cooperativa fundada por eles, a UNIRECICLA. Segundo dados da Secretaria de Relações Institucionais, cerca de 16% dos resíduos produzidos em Maragogi, o equivalente a 173,26 toneladas, podem ser reciclados.
Para facilitar o trabalho dos catadores, a prefeitura instalou os Pontos de Coleta Voluntária (PEVs) na avenida Senador Rui Palmeira, orla do município, além de conscientizar os comerciantes, hotéis e pousadas locais sobre a importância deste trabalho. O serviço também contará com a Coleta Porta a Porta. Conforme a evolução do projeto e a participação da comunidade, os pontos irão ser instalados em outros lugares da cidade. Para encerrar o evento, os catadores fizeram uma coleta inaugural como pontapé inicial do projeto.
Veja também
Últimas notícias
Hospital de Emergência do Agreste atende mais de 920 pessoas durante o Carnaval
Leandro Silva lidera mobilização para garantir acesso seguro ao Residencial Adelmo Pereira
Acusado de matar coreógrafo em Viçosa é denunciado por homicídio duplamente qualificado
Casos de dengue caem nas quatro primeiras semanas epidemiológicas de 2026
Justiça convoca eleitores que fizeram alistamento eleitoral online para fazerem biometria
Prefeitura de Maceió convoca de 800 profissionais da educação após cobrança de Rafael Brito
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
