Prefeitura de Maragogi inicia campanha de Coleta Seletiva de Lixo
Ação foi lançada nesta quinta-feira
A Prefeitura de Maragogi lançou no fim da tarde desta quinta-feira (13), a campanha de Coleta Seletiva de Lixo do município. Idealizada pelas secretarias de Trabalho, Emprego e Geração Renda e a do Meio Ambiente, a campanha visa a preservação ambiental da nossa cidade, além de trazer melhorias das condições de trabalho e geração de renda para os catadores da nossa região. O evento contou com a participação do prefeito Fernando Sérgio Lira, a primeira-dama e idealizadora do projeto, Márcia Fidélis, o secretário do Meio Ambiente, Gabriel Vasconcelos, o deputado estadual, Léo Loureiro, o secretário de Meio Ambiente do Estado, Fernando Pereira, e as demais secretarias.
No evento, a primeira-dama agradeceu a todos os presentes e ressaltou a importância da reciclagem para o nosso município. “Que vocês olhem cada resíduo com um olhar diferente, pois além de contribuir com o meio ambiente, eles geram renda. Multipliquem esse movimento”, disse. O prefeito reforçou seu compromisso com o descarte adequado dos resíduos produzidos em Maragogi e revelou seu desejo de ir além nesse quesito. “Futuramente, vamos construir uma usina para transformar todo o lixo em energia, garantindo, assim, a eliminação correta de todos os resíduos daqui”, salientou.
Antes do início da campanha, foi realizado um trabalho de capacitação e conscientização dos catadores do antigo lixão, com o intuito de oferecer uma nova oportunidade e condições dignas para todo o processo de coleta e separação dos materiais. Para a catadora, Cícera Lopes da Silva, esse é um momento único para toda a cooperativa. “Antes, no lixão, o nosso trabalho era de todo jeito, agora vai ser melhor”, destacou.
Os catadores poderão gerar renda a partir da comercialização dos recicláveis separados na cooperativa fundada por eles, a UNIRECICLA. Segundo dados da Secretaria de Relações Institucionais, cerca de 16% dos resíduos produzidos em Maragogi, o equivalente a 173,26 toneladas, podem ser reciclados.
Para facilitar o trabalho dos catadores, a prefeitura instalou os Pontos de Coleta Voluntária (PEVs) na avenida Senador Rui Palmeira, orla do município, além de conscientizar os comerciantes, hotéis e pousadas locais sobre a importância deste trabalho. O serviço também contará com a Coleta Porta a Porta. Conforme a evolução do projeto e a participação da comunidade, os pontos irão ser instalados em outros lugares da cidade. Para encerrar o evento, os catadores fizeram uma coleta inaugural como pontapé inicial do projeto.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
