Maragogi: projeto de leitura Meu Livrinho é lançado na comunidade Deda Paes
O projeto é desenvolvido pela ONG Segundo Sol
O Projeto “Meu Livrinho”, que tem como objetivo incentivar a leitura no ambiente domiciliar de crianças de 0 a 12 anos, residentes, inicialmente, na comunidades Deda Paes, situada na cidade de Maragogi, foi lançado na manhã desta quarta-feira (01). “Com esse projeto, pretendemos ampliar o gosto pela leitura e convocar a participação ativa dos familiares no desenvolvimento da leitura, além de proporcionar momentos de lazer e diversão”, conta a idealizadora do projeto, Lucíola Demery, que integra a ONG Segundo Sol.
O projeto será desenvolvido entre os meses de abril/20 a dezembro/20 numa comunidade que é cenário de extrema vulnerabilidade social, onde o incentivo à leitura poderá ter elevada capacidade de estreitar o vínculo afetivo entre a criança e seu cuidador, além de impactar positivamente em seu desenvolvimento infantil. As 10 famílias contempladas foram previamente selecionadas, seguindo os seguintes critérios: presença de crianças menores de 12 anos; precária inserção no mercado de trabalho dos responsáveis; inseridos em programa de transferência de renda; moradia em condições precárias e insalubres.
As famílias convidadas a participar do projeto, receberão em sua residência, a cada dois meses, uma caixa com livros de histórias infantis, previamente selecionados pelos responsáveis pelo projeto. Os livros serão captados por meio de doação de parceiros e/ou adquiridos com recursos provenientes de doadores. Bimensalmente, voluntários receberão os livros e se encarregam de entregar nas residências.
A leitura tem a capacidade de favorecer o neurodesenvolvimento infantil e aprimorar as competências de linguagem e comunicação. O universo de fábulas e imaginação proporcionado pela leitura estimula a criatividade e amplia a visão de mundo das crianças. Ao todo, serão distribuídos 150 (03 livros por famílias x 05 vezes ao ano). Voluntários irão se encarregar, bimestralmente, das etapas do projeto.
“O acesso a livros tem sido uma grande barreira para o hábito da leitura nos domicílios mais carentes. O projeto pretende explorar o universo da leitura e contribuir com a educação das crianças”, prossegue Lucíola. “Se você tiver livrinhos de histórias infantis em bom estado para doar, entre em contato com a gente.”
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
