Governador anuncia antecipação da inauguração do Hospital Regional do Norte
Hospitais Metropolitano e de União dos Palmares também serão antecipados
O governador Renan Filho anunciou que vai antecipar a inauguração do Hospital Regional do Norte, no município de Porto Calvo. Ele disse que também vai antecipar as inaugurações do Hospital Metropolitano, em Maceió, e do Hospital Regional de União dos Palmares, na zona da Mata de Alagoas. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (8) durante visita a instalação do hospital de campanha, no Ginásio do Sesi, na capital alagoana.
Renan Filho disse durante a entrevista coletiva que as datas das antecipações das inaugurações do Hospital Regional do Norte e do Hospital Regional de União dos Palmares serão anunciadas na próxima semana. Já o Hospital Metropolitano será antecipado para o dia 15 de maio desse ano.
A antecipação das inaugurações dos três hospitais visa também para enfrentar a pandemia do novo coronavírus. O Hospital da Mulher, em Maceió, inaugurado em setembro do ano passado pelo Governo do Estado, já foi transformado em centro de referência para o tratamento da Covid-19.
Renan Filho destacou que todo o Estado terá, em breve, 500 novos leitos de retaguarda (clínicos) e 270 de UTI para o tratamento da Covid-19. Para se ter uma ideia, trata-se do dobro de leitos de Unidade de Terapia Intensiva que existiam em Alagoas antes da pandemia. O Estado também contratou leitos nas redes privada e filantrópica para enfrentar o avanço do coronavírus.
O Hospital Regional do Norte contará com 123 leitos numa área construída de 11.320 m². O investimento feito pelo Governo do Estado é da ordem de R$ 30,7 milhões. A unidade de saúde fica localizada às margens das rodovias AL 105 e 460, no bairro Mangazala.
Capacidade
Os 123 leitos do Hospital Regional do Norte serão distribuídos entre maternidade, pediatria, cirurgia e clínica médica. Também serão destinados leitos para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) neonatal e enfermaria canguru, além de serviços de nefrologia. Quando estiver pronto, o equipamento vai gerar cerca de 700 empregos na área da saúde.
O Hospital terá capacidade para realizar, mensalmente, 7.763 consultas e 7.000 exames de diagnóstico complementar, atendendo uma população de mais de 166 mil habitantes dos nove municípios da Região Norte de Alagoas: São Luís do Quitunde, Jacuípe, Matriz de Camaragibe, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Japaratinga, Porto de Pedras, Porto Calvo e Maragogi.