Auxílio emergencial: fila de lotérica em Novo Lino se forma na madrugada
Município só conta coma uma unidade e não tem agência da Caixa
A cena vem se repetindo praticamente em toda Alagoas: centenas de pessoas se aglomeram em filas gigantescas nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF) e nas casas lotéricas. A grande procura é por do pagamento do auxílio emergencial do Governo Federal, o coronavoucher. Em Novo Lino, a fila começou a se formar na madrugada desta sexta-feira (17). O problema é que a aglomeração não é recomendável por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Em Novo Lino, na única lotérica da cidade, localizada na avenida Floriano Peixoto, no Centro da cidade, há relatos de pessoas que chegaram por volta das 4h30 da madrugada, e que informaram a unidade já contava com outras pessoas na fila, que se tornou gigante na manhã desta sexta-feira. O empreendimento só abre para o público geral a partir das 8h (às 7h abre o público preferencial).
Os moradores de Novo Lino dizem que a fila na Casa Lotérica começou a crescer consideravelmente essa semana por conta do auxílio emergencial. Para piorar a situação, as pessoas dizem que está faltando dinheiro no estabelecimento e que é preciso que alguém pague alguma conta para que outros consigam sacar. A agência da Caixa em Alagoas mais próxima de Novo Lino fica em Joaquim Gomes.
Essa semana as cidades do Norte alagoano tem registrado filas gigantescas nas ruas. Na terça-feira (14) a grande aglomeração de pessoas em torno da agência da Caixa e da Casa Lotérica de Porto Calvo chamou a atenção. Em Matriz de Camaragibe na quinta-feira (16) o número de pessoas aglomeradas também foi grande e a cena voltou a se repetir nesta sexta-feira (17).
O auxílio emergencial
O auxílio emergencial de R$ 600 a R$ 1.200 é reservado para trabalhadores autônomos, informais e microempreendedores individuais (MEIs) que tenham renda comprometida na crise do coronavírus. O coronavoucher também beneficia as pessoas que recebem o Bolsa Família.
O que diz a Caixa
A Caixa Econômica Federal (CEF) comunicou que não é necessária corrida às agências ou casas lotéricas para cadastramento, consulta ou saque do Auxílio Emergencial. O cadastramento pode ser realizado digitalmente pelo aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial e pelo site auxilio.caixa.gov.br. O acompanhamento da solicitação está disponível somente pelo site e pela central telefônica exclusiva 111. É possível conferir, inclusive, se o cadastro para receber o benefício foi aprovado.
Preocupados com a superlotação nos bancos e nas lotéricas, a presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Pauline Pereira, participou, nesta quinta-feira (16), de uma webconferência com gerentes dos bancos do Brasil, Caixa e Bradesco, além do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Alagoas (OAB-AL), Nivaldo Barbosa, e o superintendente do Procon em Alagoas, Daniel Sampaio, para buscar soluções para o problema.
OMS e Governo do Estado
A aglomeração de pessoas é algo que Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomenda nesse período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O Decreto de Emergência, do Governo do Estado, proíbe aglomerações em todo o território alagoano.
Veja também
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
