Professor da Ufal coordena projeto de monitoramento de rios no Litoral Norte
Projeto é coordenado pelo pesquisador Emerson Soares e contempla três rios da conhecida APA Costa dos Corais
Está em desenvolvimento no Litoral Norte de Alagoas, o Projeto Avaliação Ambiental Participativa Ambiental dos Rios Manguaba, Camaragibe e Santo Antônio. O monitoramento, solicitado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), será realizado durante um ano com a finalidade de determinar os parâmetros físico-químicos, microbiológicos, de metais pesados, análise toxicológica dos peixes e da água.
A APA Costa dos Corais, onde deságuam os três rios alagoanos alvos do projeto, foi criada para proteger os recifes de corais e ecossistemas associados, além de animais ameaçados de extinção, a exemplo do peixe-boi marinho. Com 300 mil hectares de extensão, é a maior unidade de conservação-costeiro- marinha do Brasil. Gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), abrange quatro municípios de Pernambuco e nove de Alagoas.
“O estudo está dividido em quatro etapas: reconhecimento, coleta de amostras abióticas e bióticas, análise laboratorial e treinamento das comunidades. A escolha dos três rios se deu por serem importantes para a região tanto da rota ecológica, como da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais”, diz o coordenador do projeto Emerson Soares, do Campus das Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas.
Sobre a dinâmica do projeto, Emerson explica: “Estamos estudando os três rios ao mesmo tempo e a cada dois meses será feita a coleta, totalizando cinco coletas. São áreas importantes na consolidação da linha de limnologia e poluição aquática e seus efeitos para os organismos aquáticos (ecotoxicologia). Os resultados serão apresentados em relatórios, publicações de artigos e em seminários”, enfatiza o representante da Ufal no projeto e coordenador do Laboratório de Aquicultura (Laqua).
O Rio Manguaba é um curso de rio que banha o estado de Alagoas e conecta as cidades de Porto Calvo, Japaratinga e Porto de Pedras. Já o Rio Camaragibe nasce em União dos Palmares e tem sua foz no município de Passo de Camaragibe. O Rio Santo Antônio também banha o estado de Alagoas e tem sua foz no município de Barra de Santo António, onde está localizada a conhecida Ilha da Croa.
Participam da equipe, pelo Laqua: Themis Silva, Vívian Vasconcelos e Priscylla Dantas, assim como os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), Emily Valentim, Karina Leitão e Anita Santisban. O professor Rafael Navas, do curso de Agroecologia, também está na equipe do Laqua, com estudos no campo da socioeconomia e segurança alimentar.
Parceria
O Estudo de Avaliação dos rios foi uma iniciativa e demanda da gestão da APA dos Corais, parceira do Projeto TerraMar que tem como representante na ação científica o analista ambiental Marius Belluci, além da consultora Nathalia Corrêa, contratada pela GIZ (Deustsche Gesellschaft fur Internationale Zusammenarbeit).
A Empresa GIZ tem como principal acionista o governo federal alemão e é especializada em projetos de cooperação técnico e de desenvolvimento sustentável em escala mundial. A execução orçamentária do estudo científico está sob a responsabilidade da Fundepes (Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa).
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
