Com a chegada da quadra chuvosa, Sesau alerta para aumento de doenças respiratórias
Mudança climática faz com que diversos vírus comecem a circular entre a população

Com o final do verão e o início do outono em 20 de março, a tendência é que volte a circular com maior intensidade os vírus que causam doenças respiratórias. Esse período acende o sinal de alerta e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a necessidade de a população evitar aglomerações. O descumprimento de normas de proteção contribui diretamente para potencializar a disseminação de doenças, como a Covid-19.
Segundo Hebert Charles Barros, superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, é justamente nesta virada de estação que começam a surgir, de forma natural, um maior número de doenças respiratórias. “É o momento em que vários vírus começam a circular, como da influenza, causador da gripe, e hoje também temos mais um vírus circulando, a exemplo do Coronavírus, que causa a Covid-19”, contextualiza o superintendente.
O momento, no entanto, requer ainda mais cautela. “Os casos de doenças respiratórias irão aumentar. É a hora de termos muito cuidado porque os casos irão aumentar, e o Carnaval, que antecede esse período da quadra chuvosa, será um ingrediente a mais para contribuir com a transmissão desses casos”, afirmou Hebert Charles Barros.
Prevenção
Mesmo sem as tradicionais festas carnavalescas, a população deve aproveitar o carnaval de maneira segura. “Precisamos barrar ao máximo os novos casos para não potencializarmos a disseminação dessas doenças mais à frente, em especial a Covid-19. Então, precisamos reforçar e fortalecer, junto à população, que use máscara, lembre do distanciamento social, evitando aglomerações, e não esquecer da higienização adequada das mãos com água e sabão ou o uso de álcool 70%”, reforçou o superintendente.
Para o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, o período chuvoso traz preocupações e pode culminar na ocupação dos leitos exclusivos Covid-19 na rede hospitalar de Alagoas. “Nas últimas semanas estamos convivendo com um aumento na ocupação no número de leitos exclusivos para tratar pacientes que estejam infectados com a Covid-19. O período chuvoso é mais uma preocupação que temos, pois há uma tendência de as pessoas serem infectadas devido a algum vírus gripal. No entanto, seguimos tomando medidas para o contínuo enfrentamento da pandemia da Covid-19. Uma delas é a ampliação do número de leitos”, ressalta.
Por fim, o secretário reforça a necessidade de a população também fazer a sua parte, a exemplo de evitar aglomerações, uso de máscaras, higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel ou líquido 70°.
Últimas notícias

Alagoas propõe nova política de educação profissional e prioriza alunos da rede pública

Bombeiros de Alagoas participam de Simulado Operacional do Nordeste

PM prende em Maceió homem que estava foragido há 16 anos pelo crime de homicídio

Clube do Servidor será palco da Copa da Liga Arapiraquense de Futsal neste fim de semana

Polícia Civil prende homem acusado de estupro contra adolescente em Carneiros
Alta hospitalar para a morte? MP denuncia abandono de pacientes sem condições de autocuidado em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
