Plano proposto pelo governo para combater Covid-19 já havia sido proposto por Rodrigo Cunha em 2020
No PL 3160/20 Rodrigo Cunha já registrava que o grupo integrado de combate à Covid-19
O presidente Jair Bolsonaro se reuniu nesta semana, no Palácio do Alvorada, com governadores e chefes de Poderes para tratar de medidas de combate à pandemia. No evento, Bolsonaro anunciou que será criado um comitê nacional que se reunirá semanalmente para discutir as políticas para conter o alastramento da covid-19. “Será criado um comitê que se reunirá toda semana com autoridades para decidirmos ou redirecionarmos o rumo do combate ao coronavírus“, disse Bolsonaro a jornalistas depois da reunião.
Mas a idéia de se criar um comitê com este objetivo já tinha sido proposta oficialmente pelo senador Rodrigo Cunha (PSDB) no ano passado. O senador propôs em 5 de junho de 2020, ainda no começo da pandemia, a instituição do Plano Nacional de Gestão ao Combate ao Coronavírus, “a ser regulamentado pelo Poder Executivo, com o objetivo de organizar e integrar ações entre os entes federados no enfrentamento à pandemia causada pelo coronavírus em todo o país”. A proposta de Cunha foi feita oficialmente no Senado Federal por meio do Projeto de Lei (PL) 3160/20.
“Até que enfim o governo federal viu que somente com integração de todos os poderes nas esferas municipal, estadual e federal, e que somente com a união de todos vamos superar esta pandemia. Já são mais de 300 mil mortos. Precisamos de vacinação em massa com urgência, o governo precisa agir, não dá mais para esperar. Além de salvar vidas, o que é fundamental, precisamos socorrer a economia nacional, preservar empregos, dar condições de trabalho para empreendedores e empresários. O combate à Covid-19 é uma luta de todos. Lamento o atraso do governo em adotar esta iniciativa somente agora, mas melhor tarde do que nunca”, afirmou o parlamentar.
No PL 3160/20 Rodrigo Cunha já registrava que o grupo integrado de combate à Covid-19 “estabelece uma série de princípios norteadores à ação do aparelho estatal, no âmbito das três esferas de governo. Entre esses princípios, podemos destacar, apenas a título ilustrativo: a gestão por dados, a cooperação federativa, a parceria público-privada, a integração internacional, a defesa da vida, o amparo técnico-científico, a proteção ao emprego, a proteção da atividade empresarial, em especial, das micro e pequenas empresas, entre outros”. O projeto segue em tramitação no Senado Federal.
Veja também
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
