Plano proposto pelo governo para combater Covid-19 já havia sido proposto por Rodrigo Cunha em 2020
No PL 3160/20 Rodrigo Cunha já registrava que o grupo integrado de combate à Covid-19

O presidente Jair Bolsonaro se reuniu nesta semana, no Palácio do Alvorada, com governadores e chefes de Poderes para tratar de medidas de combate à pandemia. No evento, Bolsonaro anunciou que será criado um comitê nacional que se reunirá semanalmente para discutir as políticas para conter o alastramento da covid-19. “Será criado um comitê que se reunirá toda semana com autoridades para decidirmos ou redirecionarmos o rumo do combate ao coronavírus“, disse Bolsonaro a jornalistas depois da reunião.
Mas a idéia de se criar um comitê com este objetivo já tinha sido proposta oficialmente pelo senador Rodrigo Cunha (PSDB) no ano passado. O senador propôs em 5 de junho de 2020, ainda no começo da pandemia, a instituição do Plano Nacional de Gestão ao Combate ao Coronavírus, “a ser regulamentado pelo Poder Executivo, com o objetivo de organizar e integrar ações entre os entes federados no enfrentamento à pandemia causada pelo coronavírus em todo o país”. A proposta de Cunha foi feita oficialmente no Senado Federal por meio do Projeto de Lei (PL) 3160/20.
“Até que enfim o governo federal viu que somente com integração de todos os poderes nas esferas municipal, estadual e federal, e que somente com a união de todos vamos superar esta pandemia. Já são mais de 300 mil mortos. Precisamos de vacinação em massa com urgência, o governo precisa agir, não dá mais para esperar. Além de salvar vidas, o que é fundamental, precisamos socorrer a economia nacional, preservar empregos, dar condições de trabalho para empreendedores e empresários. O combate à Covid-19 é uma luta de todos. Lamento o atraso do governo em adotar esta iniciativa somente agora, mas melhor tarde do que nunca”, afirmou o parlamentar.
No PL 3160/20 Rodrigo Cunha já registrava que o grupo integrado de combate à Covid-19 “estabelece uma série de princípios norteadores à ação do aparelho estatal, no âmbito das três esferas de governo. Entre esses princípios, podemos destacar, apenas a título ilustrativo: a gestão por dados, a cooperação federativa, a parceria público-privada, a integração internacional, a defesa da vida, o amparo técnico-científico, a proteção ao emprego, a proteção da atividade empresarial, em especial, das micro e pequenas empresas, entre outros”. O projeto segue em tramitação no Senado Federal.
Veja também
Últimas notícias

Músicos arapiraquenses criam projeto "Os Poetas Estão Vivos" para homenagear grandes nomes do rock nacional

Deputado Fabio Costa cobra justiça por Daniela, jovem violentada que ficou com sequelas no interior de Alagoas

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em Olho d’Água das Flores

Quarta edição da FliPenedo acontece de 09 a 12 de abril

Secretaria de Saúde de Penedo presta contas ao Conselho Municipal de Saúde

Programa Saúde Até Você leva assistência médica ao Trapiche da Barra nesta sexta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
