Adolescente marroquino usa garrafas de plástico para chegar à Espanha
Nas últimas semanas, mais de 1,5 mil crianças e adolescentes tentaram entrar em Ceuta via mar; governo espanhol aponta ‘chantagem’ de Marrocos
Um adolescente marroquino chegou até a costa de Ceuta, na Espanha, com garrafas plásticas amarradas ao corpo ao tentar atravessar, a nado, a fronteira com o Marrocos. Um vídeo postado nas redes sociais do ‘The Telegraph’ mostra o adolescente exausto ao chegar na praia de El Tarajal e desesperado com a presença de policiais no local. Ele ainda tentou correr e subir em um paredão de rocha, mas foi interceptado pelos soldados. De acordo com a ministra da Defesa da Espanha, Margarita Robles, o país africano está fazendo “chantagem” ao permitir a travessia de crianças e adolescentes.
“É uma agressão às fronteiras espanholas e às fronteiras da União Europeia, e isso, no direito internacional é inaceitável”, disse Margarita durante uma entrevista a uma rádio pública espanhola, acrescentando que o Marrocos estava “usando” menores.
“Não estamos falando de jovens de 16, 17 anos, crianças de 7 ou 8 anos de idade, de acordo com as ONGs … ignorando o direito internacional. Não é aceitável colocar em risco a vida de menores ou de pessoas do próprio país por motivos que não entendo”, completou. As acusações acontecem durante um momento de tensão entre os dois países.
A Espanha tem fornecido tratamento médico ao líder da Frente Polisário, um movimento de independência da Saara Ocidental (que está sob controle marroquino) que está gravemente doente por conta da Covid-19.
Na última semana cerca de oito mil pessoas chegaram a Ceuta a nado ou em pequenos bote infláveis. A ministra dos Direitos Sociais da Espanha, Ione Belarre, comentou ao canal de televisão TVE sobre a chegada das 1.500 crianças. “Estamos trabalhando para resolver o problema das crianças que vêm sozinhas. Muitos deles não sabiam das consequências de cruzar a fronteira. E muitos deles querem voltar. Portanto, estamos trabalhando para tornar isso possível”.
Veja também
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
