Espaço 4.0 começa receber materiais para montagem do laboratório
Container adaptado vai atender 160 jovens do Litoral Norte do estado em cursos rápidos nas áreas de tecnologia e inovação
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Maragogi, já está recebendo a parte de equipamentos eletrônicos e de infraestrutura da montagem do Espaço 4.0, que é um laboratório adaptado em container para oferecer capacitação tecnológica a 160 jovens do Litoral Norte do Estado. A unidade de ensino também está fechando parceria com a prefeitura da cidade para a execução do projeto.
Segundo o coordenador do espaço, Cassiano Albuquerque, alguns equipamentos foram adquiridos pelo campus, como kits roteadores, kit robô, cabos e smartphone. “Outros itens tecnológicos serão adquiridos nas próximas semanas e adicionados ao projeto. A próxima fase será a publicação de editais que selecionarão jovens de 15 a 29 anos da região para participarem dos cursos”, afirmou. A previsão é que essas capacitações ocorram neste ano e no próximo.
Cassiano Albuquerque explicou que o Espaço 4.0 vai ofertar cursos de desenho 2D, desenho e impressão 3D, introdução à programação web, desenvolvimento de aplicativos e montagem e manutenção de computadores. “Os jovens também serão capacitados em instalação e configuração de redes de computadores, eletrônica básica e robótica educacional”, acrescentou. Essas iniciativas foram pensadas para serem práticas e que permitam rotatividade de jovens atendidos no laboratório.
O campus Maragogi e a prefeitura da cidade fizeram uma reunião para fechar parcerias na execução desse projeto. Conforme Cassiano Albuquerque, a Secretaria de Educação de Maragogi se comprometeu a disponibilizar transporte para os alunos do município contemplados no Espaço 4.0. A secretaria sugeriu ao campus que seus estudantes utilizem as estruturas das escolas municipais das zonas urbana e rural para interagirem de forma online durante a pandemia.
Cassiano destacou que a parceria com a prefeitura de Maragogi - que já ocorreu em outras iniciativas educacionais - fomenta a entrada dos jovens no mercado de trabalho. “Essas ações são essenciais para propiciar aos jovens a equidade no acesso a essas oportunidades. Elas contribuem com o ingresso no mundo do trabalho por meio das tecnologias digitais e da inovação”, comentou. No encontro do Ifal Maragogi com a prefeitura, também foram discutidas outras parcerias de qualificação profissional. Além de Maragogi, o laboratório entrará em atividade nos campi Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e Viçoca. O custo estimado da implantação de cada unidade é de R$ 300 mil.
Últimas notícias
Fim de semana será de tempo firme e ensolarado na maior parte do estado
Leonardo Dias destaca ações para fortalecer o turismo alagoano durante posse de novos presidentes do trade turístico
Com mais de 1,7 mil atendimentos, Programa AVC Dá Sinais consolida rede de assistência em Alagoas
Diretor do Banco Central diz à PF que Master tinha só R$ 4 milhões em caixa
Homem é preso suspeito de tentar matar ex-companheira em canavial, em Maceió
Brota na Grota leva Prefeitura para dentro das comunidades e redefine o acesso aos serviços públicos em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
