Espaço 4.0 começa receber materiais para montagem do laboratório
Container adaptado vai atender 160 jovens do Litoral Norte do estado em cursos rápidos nas áreas de tecnologia e inovação
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Maragogi, já está recebendo a parte de equipamentos eletrônicos e de infraestrutura da montagem do Espaço 4.0, que é um laboratório adaptado em container para oferecer capacitação tecnológica a 160 jovens do Litoral Norte do Estado. A unidade de ensino também está fechando parceria com a prefeitura da cidade para a execução do projeto.
Segundo o coordenador do espaço, Cassiano Albuquerque, alguns equipamentos foram adquiridos pelo campus, como kits roteadores, kit robô, cabos e smartphone. “Outros itens tecnológicos serão adquiridos nas próximas semanas e adicionados ao projeto. A próxima fase será a publicação de editais que selecionarão jovens de 15 a 29 anos da região para participarem dos cursos”, afirmou. A previsão é que essas capacitações ocorram neste ano e no próximo.
Cassiano Albuquerque explicou que o Espaço 4.0 vai ofertar cursos de desenho 2D, desenho e impressão 3D, introdução à programação web, desenvolvimento de aplicativos e montagem e manutenção de computadores. “Os jovens também serão capacitados em instalação e configuração de redes de computadores, eletrônica básica e robótica educacional”, acrescentou. Essas iniciativas foram pensadas para serem práticas e que permitam rotatividade de jovens atendidos no laboratório.
O campus Maragogi e a prefeitura da cidade fizeram uma reunião para fechar parcerias na execução desse projeto. Conforme Cassiano Albuquerque, a Secretaria de Educação de Maragogi se comprometeu a disponibilizar transporte para os alunos do município contemplados no Espaço 4.0. A secretaria sugeriu ao campus que seus estudantes utilizem as estruturas das escolas municipais das zonas urbana e rural para interagirem de forma online durante a pandemia.
Cassiano destacou que a parceria com a prefeitura de Maragogi - que já ocorreu em outras iniciativas educacionais - fomenta a entrada dos jovens no mercado de trabalho. “Essas ações são essenciais para propiciar aos jovens a equidade no acesso a essas oportunidades. Elas contribuem com o ingresso no mundo do trabalho por meio das tecnologias digitais e da inovação”, comentou. No encontro do Ifal Maragogi com a prefeitura, também foram discutidas outras parcerias de qualificação profissional. Além de Maragogi, o laboratório entrará em atividade nos campi Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e Viçoca. O custo estimado da implantação de cada unidade é de R$ 300 mil.
Últimas notícias
Prefeitura de Girau do Ponciano lança o programa “Girau Premiado 2025” para fortalecer o comércio local
Entre provocações e bom humor, Ronaldo Lessa e JHC trocam farpas sobre roda-gigante de Maceió nas redes sociais
Homem que matou mulher com 15 facadas após suspeitar furto de carteira é condenado a 16 anos em Arapiraca
STF nega por unanimidade recurso de Bolsonaro em condenação
Vereador César Felizardo assegura R$ 500 mil em emenda da senadora Dra. Eudócia para Jequiá da Praia
Relatório do IMA aponta 13 trechos do litoral de Alagoas impróprios para banho
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
