Política

Ex-prefeito de Porto Calvo morre em decorrência da covid-19

Carlos Eurico Leão e Lima morreu nesta terça-feira

Por Maurício Silva 13/07/2021 08h08 - Atualizado em 13/07/2021 15h03
Ex-prefeito de Porto Calvo morre em decorrência da covid-19
Kaika morreu em decorrência de complicações da covid-19 - Foto: Reprodução/Web

O ex-prefeito de Porto Calvo, Carlos Eurico Leão e Lima “Kaika” (PSD), de 51 anos de idade, morreu em Maceió, em decorrência de complicações da covid-19. A informação foi confirmada por familiares e amigos por volta das 7h30 desta terça-feira (13).

Carlos Eurico Leão e Lima foi infectado pelo novo coronavírus no início do mês de junho e logo depois se internou em um hospital particular da capital alagoana. Na época a esposa do ex-prefeito, Carla Maiara da Silva também foi internada, mas depois ela se recuperou.

Amigo pessoal de Kaika, o prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira Neto, ligou para a rádio Maragogi para informar a população. “Notícia péssima! Eu estava falando agora há pouco com a prefeita Eronita e dizendo que foi um descanso para uma pessoa que pediu para ser reintubada, que estava numa situação de extrema gravidade e não suportava sequer completar as sessões de hemodiálise”, informou.

Sérgio Lira disse que é uma perda irreparável. “Perde Porto Calvo, perde a região um dos maiores líderes políticos da região e perco eu, pessoalmente, porque eu tinha ele Marcos [locutor], na condição de um grande amigo. Resta a gente prestar essa solidariedade a toda família enlutada e ao povo de Porto Calvo e região. Eu tinha o Kaika como um irmão”, disse.

Kaika tinha tido um piora significativa desde o dia 15 de junho
quando a sua irmã e prefeita de Porto Calvo, Eronita Sposito (PSD), informou a população sobre a gravidade do quadro de saúde do ex-prefeito. Na manhã desta terça-feira (13) ele veio a óbito.

Carreira política

Kaika iniciou a carreira política em Porto Calvo no ano 2000 quando concorreu pela primeira vez ao cargo de prefeito. Na oportunidade, ele ficou em segundo lugar, perdendo por menos de 300 votos para o então prefeito Jorge Alves Cordeiro.

Em 2004 Kaika foi eleito pela primeira vez prefeito de Porto Calvo. Ele governou a cidade no período de 2005-2008. Ele foi reeleito gestor novamente no pleito de 2008 e governou a cidade no período 2009-2012.

Nas eleições de 2020 ele concorreu novamente ao cargo de prefeito de Porto Calvo, mas depois desistiu da candidatura por conta de questionamentos judiciais. Ele foi substituído inicialmente pela esposa Carla Maiara, que posteriormente deu lugar a Eronita Sposito, irmã de Kaika, que saiu vitoriosa.