Plataforma Lattes volta a funcionar parcialmente
O CNPq afirma, no entanto, que o número de acessos pode deixar o sistema lento.
 
                            Após dez dias fora do ar, a plataforma Lattes voltou a funcionar parcialmente nesta terça-feira. Em nota, o Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) afirmou que é possível visualizar os currículos depositados no sistema por meio de busca textual no site ou digitando o endereço da plataforma seguido do ID do currículo.
De acordo com o CNPq, o retorno parcial ainda não permite que os pesquisadores atualizem seus currículos. As últimas atualizações registradas ocorreram em 23 de julho, mesmo dia em que a plataforma saiu do ar. Segundo técnicos do órgão, o problema ocorreu devido a um problema em uma peça do equipamento.
Na quinta-feira, foi concluído o backup das informações da plataforma Lattes para um novo equipamento. A expectativa era que o sistema voltasse a funcionar na segunda-feira pela manhã, o que não ocorreu. Com o atraso, parte da plataforma voltou a opera apenas no início da noite desta terça.
"O trabalho de restauração dos acessos ainda está em andamento, incluindo novas atualizações da base de dados, que serão feitas nos próximos dias, incluindo, nos currículos, as fotos e o número de citações", diz a nota do órgão.
A partir de agora, os pesquisadores já podem baixar seus currículos e enviá-los para impressão. O CNPq afirma, no entanto, que o número de acessos pode deixar o sistema lento.
O problema no acesso à plataforma Lattes gerou apreensão na comunidade científica. Pesquisadores da área atribuíram a queda no sistema ao sucateamento do órgão que tem sofrido sucessivos cortes de orçamento. O CNPq é ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e, este ano, tem o menor orçamento do século. Levantamento feito pelo GLOBO  no Sistema Integrado de Operações (Siop), do Governo Federal mostrou que o valor disponível para este ano, R$ 1,21 bilhão, é quase metade do registrado em 2000, quando foram destinados R$2,35 bilhões ao órgão.
“Diante desses eventos sem precedentes, a SBPC vem manifestar sua consternação e preocupação com a evidente fragilidade da infraestrutura do CNPq.  A possibilidade de perda ou corrupção de dados das bases de dados da Plataforma Lattes e da Plataforma Carlos Chagas é reflexo dos cortes orçamentários, tornando evidente a urgente necessidade da recuperação da infraestrutura do CNPq, ampliação de seus quadros funcionais e de seu orçamento, para que possa exercer sua função primordial de fomento à pesquisa no país”, diz carta aberta divulgada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
Últimas notícias
 
            Lula sanciona lei que cria o Sistema Nacional de Educação
 
            Alagoas ultrapassa a meta de imunização da campanha de vacinação antirrábica de 2025
 
            Polícia Civil prende suspeito de homicídio em Senador Rui Palmeira
 
            Pesquisa: 8 em cada 10 moradores de favelas no Rio aprovam megaoperação
 
            Líder do CV que escapou de megaoperação no Rio é preso em São Paulo
 
            Duplicação da BR-101 em Alagoas avança e deve ser concluída até 2026
Vídeos e noticias mais lidas
 
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
 
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg) 
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
 
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
 
		