Meio ambiente

Coral ameaçado de extinção desova no mar da Praia de Maragogi

Ação foi registrada pelo ICMBio

Por Maurício Silva 05/10/2021 14h02
Coral ameaçado de extinção desova no mar da Praia de Maragogi
Ação é considerada um momento incrível - Foto: Cortesia ao 7Segundos

O Mussismilia Harttii, uma espécie de coral endêmico ameaçado de extinção foi flagrada desovando nesta segunda-feira (4), no mar da Praia de Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas. A ação foi registrada pela equipe do Projeto Conservação Recifal (PCR) e por técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

De acordo com pesquisadores, a ação ocorre apenas uma vez ao ano e é considerada por especialistas da área um momento incrível. Os técnicos informaram que diversas colônias desovaram ao mesmo tempo.

Desova chamou a atenção dos técnicos. Foto: Cortesia


Para o instrutor Scuba School International (SSI), Paulo Flórido Filho, esse momento é de otimismo e esperança para as novas gerações dos recifes brasileiros. “Maragogi encontra-se no caminho certo com a preservação e a conscientização ambiental”, destacou.

Mussismilia Harttii

O Mussismilia Harttii é uma espécie endêmica da fauna coralínea brasileira. Apresenta características arcaicas tendo afinidade com espécies presentes no período Terciário da bacia sedimentar do Mediterrâneo. Ela ocorre desde a costa do Estado do Rio Grande do Norte, nas ilhas de Fernando de Noronha, até a costa do Estado do Espírito Santo.

Veja aqui um vídeo: