Meio ambiente

Famoso coqueiro de Barra Grande é destruído em Maragogi

Árvore ficava em uma área particular

Por Maurício Silva 06/10/2021 09h09 - Atualizado em 06/10/2021 14h02
Famoso coqueiro de Barra Grande é destruído em Maragogi
Coqueiro servia de cenário para fotos de turistas - Foto: Divulgação

Um dos cenários mais lindos da badalada Praia de Barra Grande não existe mais: o conhecidíssimo coqueiro que ficava em uma escadinha de frente para o famoso Caminho de Moisés foi destruído. A derrubada da árvore na noite desta terça-feira (5) causou tristeza em Maragogi, mas a planta fica em uma área particular.

O pé de coco era muito conhecido na cidade turística e servia de cenário para lindas fotos dos turistas que visitam o município do Litoral Norte de Alagoas. Os visitantes subiam a escadinha e faziam pose pegando a imagem do coqueiro para eternizar o momento em fotografia.

A exata destruição, com motor serra, da árvore simbólica foi filmada por uma pessoa, que ficou revoltada com a situação. O coqueiro inclinado à beira mar chamava muita atenção das pessoas que visitavam Barra Grande.

O vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente de Maragogi, Gabriel Vasconcelos, explicou que a árvore ficava em uma área particular e que não é  necessária a autorização para fazer corte.  Ele enviou uma nota sobre o assunto.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Maragogi esclarece que na questão envolvendo a supressão de um coqueiro em Barra Grande, amplamente divulgada em diversos grupos de WhatsApp e publicações jornalísticas, a SEMMARH entende que para este caso não há necessidade de autorização para supressão de vegetação.

O secretário esclarece que Autorização para Supressão de Vegetação (ASV) é o tipo de licença ambiental obrigatória para os casos onde há necessidade de suprimir vegetação nativa para uso alternativo do solo, para construção de empreendimentos, para exploração florestal, vinculadas ou não a um licenciamento ambiental, como também para supressão de árvores nativas isoladas.

Como a árvore suprimida foi um coqueiro (nome popular), espécie exótica, que encontrava-se tombando sobre o muro de um terreno privado, não existe a obrigatoriedade para emissão da autorização.


Atenciosamente,

Gabriel Vasconcelos

Secretário Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Confira aqui o vídeo do corte da árvore: