Meio ambiente

Instituto Biota inicia em Maragogi campanha ‘Encalhou?!’

Ação inicia nesta quinta-feira

Por Maurício Silva 14/10/2021 08h08 - Atualizado em 14/10/2021 08h08
Instituto Biota inicia em Maragogi campanha ‘Encalhou?!’
Caso encontrar animal marinho, deve ligar para o Instituto Biota - Foto: Instituto Biota de Conservação

O Instituto Biota de Conservação anunciou que começou nesta quinta-feira (14) a campanha "Encalhou?!". O objetivo é formar uma rede de colaboradores para auxiliar nos registros de fauna marinha na costa alagoana. A ação se inicia no município de Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas.

A campanha "Encalhou?!" vai iniciar pela cidade turística de Maragogi, mas de acordo com o Instituto Biota de Conservação, ao longo dos dias a ação vai percorrer todo o litoral alagoano.

Durante a campanha, os técnicos do instituto visitarão órgãos públicos, comerciantes e moradores do litoral, informando o que fazer ao encontrar um animal marinho e distribuindo cartazes com os contatos (telefone, WhatsApp, redes sociais) para que a população possa contatar o órgão em caso de encalhe.

O Biota alerta a população para que caso encontre algum animal marinho a primeira coisa a se fazer é evitar qualquer contato com a espécie e depois ligar imediatamente para a equipe de resgate por meio dos telefones: (82) 99115-2944 ou (82) 98815-0444 ou ainda (82) 99115-5516.

Crime ambiental

De acordo com a resolução CEPRAM-AL nº 02/2020, as condutas de perseguir, tocar, oferecer alimento ou bebida, tentar atrair ou afugentar, interromper ou desviar o curso de deslocamento, manipular os equipamentos e acessórios de marcação, sem licença própria de pesquisa, configuram molestamento de peixes-boi e tartarugas marinhas, podendo ser enquadradas como infração administrativa ou crime ambiental.