Saúde

Prefeitura de Porto Calvo anuncia vacinação contra raiva

Vacina começa a ser aplicada nos animais no dia 30 de outubro

Por Maurício Silva 20/10/2021 16h04
Prefeitura de Porto Calvo anuncia vacinação contra raiva
Prefeitura anunciou campanha nas redes sociais - Foto: Assessoria

A Prefeitura de Porto Calvo anunciou nesta quarta-feira (20), por meio das redes sociais, que vai começar a vacinação contra a raiva nos animais. A vacina começa a ser aplicada nos cães e gatos do município a partir do dia 30 de outubro e segue até o dia 12 de novembro.

A Campanha de Vacinação Antirrábica na cidade do Norte de Alagoas será comandada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Endemias e da Vigilância Sanitária. Podem ser vacinados cachorros e gatos saudáveis acima de três meses de idade.

Para vacinar o maior número possível de cães e felinos, a gestão municipal vai colocar equipes em vários pontos do município: praça Padre Cícero, praça do Marco Zero (Varadouro), Praça da Antarctica, Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria da Penha e a na praça do bairro Mangazala.

A doença

A raiva é uma doença infecciosa aguda transmitida através da mordida, arranhadura ou lambidas de animais contaminados. Trata-se de uma zoonose – doença que pode ser transmitida do animal para o ser humano. O vírus se concentra em maior quantidade na saliva, sangue e secreções dos animais acometidos pela doença.