Marx Beltrão defende ampliação das medidas de apoio ao turismo para garantir retomada econômica do setor
Presidente nacional da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (Frentur) do Congresso Nacional, o deputado federal Marx Beltrão (PSD) afirmou nesta sexta-feira (19) que “graças fatores como a vacinação em massa e os esforços dos profissionais da saúde, que junto a outras medidas garantiram a queda no número de infectados e de mortos pela Covid-19, a pandemia começa a ser contornada e o mercado de turismo e de eventos vive o começo de uma retomada em sua dinâmica econômica. Porém, é neste período que as medidas em apoio a estes segmentos não podem ser relaxadas ou reduzidas. Muito pelo contrário, é hora de o governo manter e estimular ainda mais estes setores fundamentais de nossa economia”.
“Precisamos garantir linhas de crédito com juros reduzidos, aumentar os investimentos em divulgação e marketing dos destinos turísticos por parte dos governos, apoiarmos a religação de nossa conectividade aérea garantindo mais vôos e, especialmente, buscando medidas que apóiem estes setores diante de suas obrigações tributárias com descontos e parcelamentos de débitos. Tudo isto, aliado principalmente ao reforço das medidas de controle sanitário e de biossegurança, vão ajudar em muito os empresários do setor e, em especial, garantir empregos nestes segmentos já tão sacrificados com a pandemia do coronavírus”.
Em todo o mundo, as indústrias do turismo e de eventos foram de longe as mais atingidas durante a pandemia de Covid. E, ao contrário do varejo e serviços, os efeitos da adaptabilidade devem persistir por algum tempo. Em 2020, as empresas de turismo e eventos lutaram desesperadamente para encontrar maneiras de minimizar suas perdas e sobreviver ao inverno rigoroso da pandemia. De acordo com os números mais recentes da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) esta retomada aparenta ser animadora, segundo a CNC, a projeção de crescimento para as atividades turísticas aumentou em 2021. Saiu de uma alta de 18,2%, em 2020, para 19,1%, em 2021, no volume prestado de serviços turísticos. Sendo assim, a previsão é de um acréscimo de 0.9% na comparação entre este ano e o ano passado.
A queda no turismo internacional devido à pandemia do coronavírus pode causar uma perda de mais de US $ 4 trilhões no PIB global para os anos de 2020 e 2021, de acordo com um relatório da UNCTAD publicado em 30 de junho. A perda estimada foi causada pelo impacto direto da pandemia no turismo e seu efeito cascata em outros setores intimamente ligados a ela. "O mundo precisa de um esforço global de vacinação que proteja os trabalhadores, mitigue os efeitos sociais adversos e tome decisões estratégicas em relação ao turismo, levando em consideração as possíveis mudanças estruturais", disse a secretária-geral em exercício da UNCTAD, Isabelle Durant no último relatório da UNCTAD em junho 2021.
Veja também
Últimas notícias
Samu realiza treinamento de primeiros socorros para profissionais da Saúde de Traipu
JHC entra com ação para anular leilão do governo que envolve prédio do Caps em Maceió
Megaoperação no Alemão e na Penha contra o CV tem 22 mortos e 81 presos; vias expressas são fechadas
Bombeiro militar é preso condenado por estuprar afilhada de dez anos no Sertão de AL
Vini Jr. pede Virginia em namoro e assume relação nas redes sociais; veja
Recurso de Bolsonaro será julgado em plenário virtual em novembro
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
