Prefeitura de Porto de Pedras capacita trabalhadores para vagas de emprego na cidade
As atividades turísticas têm sido retomadas dia após dia
Com o avanço da vacinação contra o novo coronavírus em todo o país, as atividades turísticas têm sido retomadas dia após dia. Como mostra do reaquecimento do setor, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta a contratação de 478,1 mil trabalhadores formais entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022. Deste total, 81,7 mil atenderão a demanda da alta temporada, com vagas temporárias.
Em Porto de Pedras, cidade onde está situada a praia do Patacho, única em Alagoas a receber o selo internacional Bandeira Azul, a oferta de vagas também tem aumentado pelo grande número de pousadas, bares , restaurantes e demais serviços que estão se instalando na cidade.
Para garantir que as vagas sejam ocupadas por profissionais qualificados, a Secretaria de Turismo e a coordenação da Mulher capacitaram mais de 180 pessoas da comunidade em cursos de garçom, recepcionista, camareira, agente de informações turísticas, auxiliar de cozinha, panetone, chocotone e chantininho.
O prefeito Henrique Vilela (MDB) diz que esse crescimento do número de vagas demonstra a grande procura de empresários e investidores pela cidade que possui inúmeros atrativos. “Temos um grande potencial na geração de emprego e no desenvolvimento. Não apenas no Turismo, que é a base da nossa economia, mas em diversas áreas como construção civil, por exemplo”.
Segundo o IBGE o Índice de Atividades Turísticas tem apontado para crescimento e aumento na movimentação econômica. Diante deste cenário, segundo a CNC, a projeção é de que as atividades turísticas consigam se recuperar das perdas advindas da pandemia.
Em 2020, diante da crise sanitária de covid-19, o setor sofreu retração, inclusive nas contratações. Mas de janeiro a setembro de 2021 as empresas já começaram a apresentar saldo positivo.
Em relação às novas contratações para o período de alta temporada que se aproxima, o segmento de hotelaria, bares e restaurantes deve oferecer a maior parte das oportunidades, diz a secretária de Turismo de Porto de Pedras, Zélia Cavalcanti.
Os principais profissionais demandados devem ser recepcionistas; cozinheiros e auxiliares; camareiros e garçons. Por essa razão, o prefeito Henrique Vilela criou o projeto Trabalhe que visa a colocação nas vagas existentes através da criação de um banco de currículos, principalmente das pessoas que estão sendo capacitados nos vários cursos profissionalizantes que foram desenvolvidos em parceria com o Destino Patacho, Senai e a empresa de consultoria América Serviços Integrados.
“Posso dizer que Porto de Pedras é uma das únicas cidades onde só não trabalha quem não quer ou não se qualifica”, diz o prefeito Henrique Vilela que já anunciou a continuidade dos cursos para 2022.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
