Emprego

Prefeitura de Porto de Pedras capacita trabalhadores para vagas de emprego na cidade

As atividades turísticas têm sido retomadas dia após dia

Por 7Segundos, com Assessoria 16/12/2021 14h02
Prefeitura de Porto de Pedras capacita trabalhadores para vagas de emprego na cidade
Prefeitura de Porto de Pedras investe na capacitação - Foto: Assessoria

Com o avanço da vacinação contra o novo coronavírus em todo o país, as atividades turísticas têm sido retomadas dia após dia. Como mostra do reaquecimento do setor, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta a contratação de 478,1 mil trabalhadores formais entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022. Deste total, 81,7 mil atenderão a demanda da alta temporada, com vagas temporárias.

Em Porto de Pedras, cidade onde está situada a praia do Patacho, única em Alagoas a receber o selo internacional Bandeira Azul, a oferta de vagas também tem aumentado pelo grande número de pousadas, bares , restaurantes e demais serviços que estão se instalando na cidade.

Para garantir que as vagas sejam ocupadas por profissionais qualificados, a Secretaria de Turismo e a coordenação da Mulher capacitaram mais de 180 pessoas da comunidade em cursos de garçom, recepcionista, camareira, agente de informações turísticas, auxiliar de cozinha, panetone, chocotone e chantininho.

O prefeito Henrique Vilela (MDB) diz que esse crescimento do número de vagas demonstra a grande procura de empresários e investidores pela cidade que possui inúmeros atrativos. “Temos um grande potencial na geração de emprego e no desenvolvimento. Não apenas no Turismo, que é a base da nossa economia, mas em diversas áreas como construção civil, por exemplo”.

Segundo o IBGE o Índice de Atividades Turísticas tem apontado para crescimento e aumento na movimentação econômica. Diante deste cenário, segundo a CNC, a projeção é de que as atividades turísticas consigam se recuperar das perdas advindas da pandemia.

Em 2020, diante da crise sanitária de covid-19, o setor sofreu retração, inclusive nas contratações. Mas de janeiro a setembro de 2021 as empresas já começaram a apresentar saldo positivo.

Em relação às novas contratações para o período de alta temporada que se aproxima, o segmento de hotelaria, bares e restaurantes deve oferecer a maior parte das oportunidades, diz a secretária de Turismo de Porto de Pedras, Zélia Cavalcanti.

Os principais profissionais demandados devem ser recepcionistas; cozinheiros e auxiliares; camareiros e garçons. Por essa razão, o prefeito Henrique Vilela criou o projeto Trabalhe que visa a colocação nas vagas existentes através da criação de um banco de currículos, principalmente das pessoas que estão sendo capacitados nos vários cursos profissionalizantes que foram desenvolvidos em parceria com o Destino Patacho, Senai e a empresa de consultoria América Serviços Integrados.

“Posso dizer que Porto de Pedras é uma das únicas cidades onde só não trabalha quem não quer ou não se qualifica”, diz o prefeito Henrique Vilela que já anunciou a continuidade dos cursos para 2022.