Emprego

Porto de Pedras tem um dos melhores níveis de empregabilidade de AL

O setor do turismo comemora os bons negócios na cidade

Por 7Segundos, com Assessoria 23/11/2021 07h07 - Atualizado em 23/11/2021 08h08
Porto de Pedras tem um dos melhores níveis de empregabilidade de AL
Porto de Pedras tem um dos melhores níveis de empregabilidade de AL - Foto: Assessoria

O setor de turismo em Porto de Pedras comemora os bons negócios e a ampla oferta de vagas de emprego na cidade. Em todo setor, no país, segundo Caged, foram abertas 38 mil vagas de emprego formal só em setembro, último mês avaliado. O índice representa cerca de 12,5% do total de vagas criadas em todo o país (313.902) no mesmo período. O destaque vai para os segmentos de hospedagem e alimentação que, juntos, geraram mais de 80% dos empregos do setor.

De olhe nesse grande mercado que se abre, a secretaria de Turismo investe na capacitação profissional da comunidade através de cursos profissionalizantes para permitir que as vagas existentes sejam ocupadas pela população local.

Com vagas totalmente preenchidas a partir desta segunda-feira, dia 23,até o início de dezembro 150 pessoas serão capacitadas, gratuitamente, em áreas de maior demanda de emprego como hotelaria, alimentos e bebidas e promoção em cursos de garçom, camareira, auxiliar de cozinha, agente de informação turística e recepcionista, numa parceria com o evento Destino Patacho, que aposta na qualificação

O presidente da Associação dos Pousadeiros Clemente Coutinho aponta uma oferta atual de vagas, especificamente para garçons , camareiras e auxiliares.

Os novos restaurantes, vilas gastronômicas , lojas de artesanato e eventos ,até o final de 2021, devem gerar novos empregos diretos. É uma cadeia que não para de crescer e vem movimentando todo o setor de serviços, não apenas na cidade, mas em todo o litoral Norte.

Esse novo ninho de Porto de Pedras é o resultado de um trabalho municipal que valoriza o setor e fazendo dele o principal atrativo da cidade. “Para que nosso Município chegasse nesse estágio, nós adotamos a política de transformar a cidade e gerar mecanismos de eficiência municipal, com a garantia da limpeza, iluminação pública, cuidado com o meio ambiente, replantio de árvores e restinga, disciplinamento de atividades e valorização dos profissionais como jangadeiros, bugueiros e barraqueiros. Isso fez de Porto de Pedras o principal destino do Norte e um dos preferidos de empresários do Brasil e do mundo,” diz o prefeito Henrique Vilela, que tem feito uma ginástica financeira já que detém um dos menores índices de FPM no Estado. Representando o gestor na abertura do primeiro curso, a secretária de Educação Márcia Cunha assegurou que é um trabalho de equipe para que o turista leve boas experiências e memórias e, a qualidade do atendimento promove esse turismo acolhedor.

Em Porto de Pedras, o turismo tem uma característica própria que é a de ser sustentável e de base comunitária. A preocupação do gestor reflete no equilíbrio do desenvolvimento com a preservação do meio ambiente.
“O resultado de tudo isso também são os selos que a cidade vem conquistando. Começou pelo Safe Travels, de segurança por causa da Covid-19 e , agora, o Bandeira Azul da praia do Patacho, diz a secretária de Turismo, Zélia Cavalcanti, que vem desenvolvendo novos projetos em parceria com a secretaria municipal de Meio Ambiente.

Responsável pelo treinamento no primeiro dia, Liciere Amaral pontuou que essa é uma ação pioneira e exemplar na região.