Justiça determina teletrabalho para empregados do Banco do Brasil
Segundo decisão liminar, funcionários que não atendem ao público devem permanecer trabalhando de casa
A Justiça do Trabalho determinou nesta quarta-feira (19), em decisão liminar, que o BB (Banco do Brasil) coloque novamente em teletrabalho (“home office”) todos os funcionários que não atuam em atendimento ao público. O regime deve valer até que haja nova decisão judicial em sentido contrário.
A decisão foi publicada no dia em que o Brasil registra 204.854 novos casos diagnosticados de Covid-19 em 24 horas, o que configura o segundo recorde consecutivo, de acordo com os dados enviados pelos estados ao Ministério da Saúde e ao Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde).
Manual de segurança contra a Covid-19
A tutela antecipada determina que o banco volte a seguir o texto anterior do manual de segurança contra a Covid-19, que foi alterado em 5 de janeiro unilateralmente, sem a anuência dos sindicatos que representam os trabalhadores.
De acordo com a decisão da 28ª Vara do Trabalho de São Paulo, devem voltar a valer todos os termos do documento, como o uso de máscara em qualquer ambiente, a emissão de Cadastro de Comunicação de Acidente de Trabalho para os profissionais que venham a contrair a Covid-19, o reembolso obrigatório dos valores pagos em testes e o fechamento por 72 horas para higienização das agências em que houver registro de contaminados.
A magistrada deu 48 horas para o Banco do Brasil cumprir a decisão, sob pena de multa diária de R$ 50 mil. Os valores, caso precisem ser pagos, serão destinados ao Instituto Butantan.
Segundo a juíza do trabalho Ana Cristina Magalhaes Guedes, “não se pode olvidar que deixar de exigir a utilização de máscaras e manter empregados trabalhando presencialmente sem a devida necessidade, neste momento, demonstra falta de atenção à gravidade do cenário”.
A Ação Civil Coletiva 1000020-39.2022.5.02.0028 foi ajuizada pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região. O Banco do Brasil disse, em nota, que tomou conhecimento da decisão "e está avaliando a adoção das medidas cabíveis".
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
