Temos como aumentar em 60% o número de empregos no turismo em Alagoas, diz Paulo Dantas
Deputado Estadual avalia que setor tem potencial de gerar até 45 mil empregos diretos e indiretos em quatro anos

O deputado estadual Paulo Dantas usou o Twitter para defender uma política de desenvolvimento do turismo no interior e nos parques naturais. "É preciso investir urgentemente no turismo da natureza e histórico em Alagoas. Esse é um dos caminhos mais rápidos para a geração de emprego e renda no Estado e a retomada da economia", afirmou o parlamentar.
De acordo com Dantas, estudos como o do Instituto Semeia mostram que o Brasil tem potencial considerável de geração de emprego e renda por meio do turismo ecológico, de aventura e histórico. "Com uma política bem implementada, é possível abrir 15 mil empregos diretos e até 30 mil indiretos, com fornecedores e empresas correlatas. Isso significa aumentar dos atuais 25 mil para 40 mil empregos diretos em poucos anos. Com até 100 famílias vivendo da renda produzida pelo turismo", explicou.
O investimento público em turismo pode fazer retornar à sociedade R$ 7 reais para cada R$ 1 real aplicado, defendem alguns estudos. "É hora de estabelecer políticas públicas estruturantes e duradouras, estimular a abertura de novos leitos, divulgar os roteiros de cada região e criar condições para os visitantes de Alagoas conhecerem mais do que só uma parte de Alagoas, que são as nossas praias. Que todos se encantem com 100% de nosso Estado. Temos a região das Lagoas, Rios e Mares do Sul, a região da Costa dos Corais, a região do Agreste, a região dos Quilombos e a região do Sertão com grande potencial do turismo de experiência. Se dermos ao nosso turista todas as nossas opções ele ficará mais dias em nosso Estado e deixará mais recursos para o artesão, o guia turístico, o vendedor de coco e toda a cadeia produtiva do turismo".
Para Paulo Dantas, não é aceitável que um Estado que possui as belezas naturais que tem Alagoas não disponha de um gerenciamento eficaz de parques naturais e que o turismo só contribua com 9% da economia estadual. "Temos países, como Croácia, em que o turismo representa 20% do PIB. Eu entendo que Alagoas possa ao menos duplicar a atual participação, ao aplicar um programa que abram caminhos para a união de esforços entre o setor público, a iniciativa privada e a sociedade civil. O papel do Estado é o de facilitar, promover, incentivar e fiscalizar, de modo que a economia se desenvolva e o desemprego caia a níveis aceitáveis", explicou.
Experiência
Paulo ainda destacou que, quando foi prefeito de Batalha, investiu na criação de um calendário cultural e de turismo de negócios e de experiências, do qual fazem parte o relançamento da Expo Bacia Leiteira da cidade e as Festas de São João. "Esses eventos receberam toda a infraestrutura urbana e de promoção para atrair turistas e investidores, repercutindo diretamente na geração de emprego e renda dos batalhenses e dos moradores das cidades vizinhas", relatou Paulo Dantas.
Veja também
Últimas notícias

Jovem fica ferido ao sofrer acidente em São Luís do Quitunde

Via interditada para demolição no bairro do Pinheiro é liberada
![[Vídeo] Chegada de materiais do VLT de Arapiraca reforça início imediato das obras](https://img.7segundos.com.br/0WqE4H18-xgWLrYKaGsMEcanYng=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-07-07-at-102234.jpeg)
[Vídeo] Chegada de materiais do VLT de Arapiraca reforça início imediato das obras

Em declaração sobre IA, Brics defende código aberto para a tecnologia

Ex-presidiário sofre tentativa de homicídio em São Luís do Quitunde
![[Vídeo] Jacaré invade casa e assusta moradores em Marechal Deodoro; BPA é acionado](https://img.7segundos.com.br/zpx5k_tGKDP7JRhN9p1CsowBYG8=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-07-07-at-100329.jpeg)
[Vídeo] Jacaré invade casa e assusta moradores em Marechal Deodoro; BPA é acionado
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
