Paulo Dantas defende projeto que prevê que os alimentos da merenda sejam comprados da agricultura familiar
Para ele a compra dos itens da agricultura familiar para o cardápio amplia a circulação dos recursos financeiros e assegura uma alimentação saudável
O deputado estadual Paulo Dantas recebeu nesta segunda-feira, na Assembleia Legislativa, os dirigentes da Unicafes, entidade que congrega as cooperativas da agricultura familiar, e defendeu que a Secretaria de Educação do Estado compre alimentos da merenda diretamente de agricultores familiares ou de suas organizações. Ele prometeu se engajar na defesa projeto “Merenda Legal: um prato cheio de dias melhores” que cobra a aplicação da lei que instituiu o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que prevê 30% de recursos da merenda em compra de produtos da agricultura familiar. Em Alagoas, cerca de 50 prefeituras, segundo o último levantamento oficial ainda não cumprem a lei.
Para o deputado, o incentivo na compra dos itens da agricultura familiar para o cardápio da nutrição na rede pública amplia a circulação de recursos financeiros dentro do Estado, mas principalmente assegura uma alimentação melhor e mais saudável aos estudantes. Paulo Dantas lembrou, por exemplo, a presença do leite na merenda, fazendo referência ao produto que qualidade da bacia leiteira alagoana, representada no encontro pela CPLA. "Essa é uma forma clara de garantirmos a geração de emprego e renda em todos os municípios. O homem do campo incentivado permanece no campo e amplia sua qualidade de vida", assegurou o parlamentar.
Segundo Antonino Cardozo, presidente da Unicafes, a entidade está engajada em defender o projeto “Merenda Legal” desenvolvido em parceria com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). Ele lembrou que a capilaridade das escolas mostra o enorme potencial do PNAE para disseminar na sociedade os princípios da promoção da alimentação adequada e saudável. Antonino ainda destacou que o setor vem sendo reestruturado e a produção está preparada para atender a demanda, visto que a compra pública continua sendo o principal mercado da agricultura familiar.

Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
