Paulo Dantas defende projeto que prevê que os alimentos da merenda sejam comprados da agricultura familiar
Para ele a compra dos itens da agricultura familiar para o cardápio amplia a circulação dos recursos financeiros e assegura uma alimentação saudável
O deputado estadual Paulo Dantas recebeu nesta segunda-feira, na Assembleia Legislativa, os dirigentes da Unicafes, entidade que congrega as cooperativas da agricultura familiar, e defendeu que a Secretaria de Educação do Estado compre alimentos da merenda diretamente de agricultores familiares ou de suas organizações. Ele prometeu se engajar na defesa projeto “Merenda Legal: um prato cheio de dias melhores” que cobra a aplicação da lei que instituiu o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que prevê 30% de recursos da merenda em compra de produtos da agricultura familiar. Em Alagoas, cerca de 50 prefeituras, segundo o último levantamento oficial ainda não cumprem a lei.
Para o deputado, o incentivo na compra dos itens da agricultura familiar para o cardápio da nutrição na rede pública amplia a circulação de recursos financeiros dentro do Estado, mas principalmente assegura uma alimentação melhor e mais saudável aos estudantes. Paulo Dantas lembrou, por exemplo, a presença do leite na merenda, fazendo referência ao produto que qualidade da bacia leiteira alagoana, representada no encontro pela CPLA. "Essa é uma forma clara de garantirmos a geração de emprego e renda em todos os municípios. O homem do campo incentivado permanece no campo e amplia sua qualidade de vida", assegurou o parlamentar.
Segundo Antonino Cardozo, presidente da Unicafes, a entidade está engajada em defender o projeto “Merenda Legal” desenvolvido em parceria com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). Ele lembrou que a capilaridade das escolas mostra o enorme potencial do PNAE para disseminar na sociedade os princípios da promoção da alimentação adequada e saudável. Antonino ainda destacou que o setor vem sendo reestruturado e a produção está preparada para atender a demanda, visto que a compra pública continua sendo o principal mercado da agricultura familiar.

Últimas notícias
Ex-ministro de Bolsonaro distribui adesivos pró-Flávio no Carnaval
Morre Robert Duvall, ator de 'O Poderoso Chefão' e 'Apocalypse Now', aos 95 anos
PM combate o tráfico e outros crimes no interior do estado
Cantor Igor Kannário faz declarações polêmicas sobre Ivete e repercute na web
Polícia Civil investiga ataque a tiros que deixou um morto e dois feridos em Carneiros
Homem com mandado por violência doméstica é preso após ser identificado por reconhecimento facial em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
