Brasileiras vencem revanche paralímpica e vão ao Mundial de Goalball
Vitória sobre EUA garante seleção feminina na final da Copa América
A seleção feminina de goalball está classificada para o Mundial da modalidade, que será realizado em Hanghzou (China), entre 6 e 18 de junho. As brasileiras conquistaram a vaga nesta segunda-feira (21), ao derrotarem Chile e Estados Unidos - em vitória com gosto de revanche - e avançarem à final do Campeonato das Américas, disputado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A decisão será nesta terça-feira (22), às 10h50 (horário de Brasília), contra Canadá ou Argentina.
PÊNALTI DEFENDIDO! E com apenas seis segundos pro cronômetro zerar Jéssica é o nome dela! pic.twitter.com/448p3IRL4B
— Comitê Paralímpico Brasileiro (@cpboficial) February 21, 2022
No goalball, quando uma equipe abre dez gols de diferença, a partida chega ao fim, antes de serem completados os 20 minutos (dez em cada tempo). Foi assim que o Brasil liquidou o duelo com as chilenas, pelas quartas de final, vencendo por 10 a 0, com gols de Jéssica (quatro), Moniza (três), Kátia, Danielle Longuini e Larissa.
O confronto seguinte, contra as norte-americanas, reeditou a semifinal da Paralimpíada de Tóquio (Japão), vencida pelas rivais na disputa de pênaltis, após empate por 2 a 2 no tempo normal. Desta vez, deu Brasil. Com boa atuação defensiva e gols de Jéssica (três) e Moniza (dois), ambas remanescentes dos Jogos, a seleção brasileira ganhou por 5 a 4. A equipe dos EUA teve um pênalti a favor a seis segundos do fim, mas Jéssica - com a ponta do pé - fez a defesa salvadora.
As brasileiras avançaram à final com uma campanha perfeita: sete vitórias em sete jogos. Em cinco dos triunfos, a diferença foi de dez gols e a partida terminou antes do fim. Na primeira fase, a equipe dirigida pelo técnico Jonatas Castro bateu Venezuela (10 a 0), Colômbia (11 a 1), Guatemala (10 a 0), Peru (10 a 0) e México (8 a 1). As meninas foram vice-campeãs nas três edições anteriores da competição (2005, 2013 e 2017).
Homens também na final
A seleção masculina também se assegurou na final do Campeonato das Américas ao superar Porto Rico (10 a 0) e Colômbia (13 a 3) nesta segunda, respectivamente, pelas quartas de final e semifinal. A decisão será nesta terça, às 12h, contra os Estados Unidos. Parazinho foi o destaque das partidas, marcando nove gols ao todo. Dantas anotou oito gols, seguido por Leomon (cinco - todos contra os colombianos) e Emerson (um).
ESTAMOS NA FINAL! O Brasil fez 13x3 na Colômbia e agora espera o vencedor de EUA e Canadá!@loteriascaixa #CaixaEsportes pic.twitter.com/43cMNh9AxN
— Comitê Paralímpico Brasileiro (@cpboficial) February 21, 2022
Entre os homens, o Brasil também venceu os sete jogos disputados, sempre por dez gols de diferença. Na primeira fase, a seleção comandada por Alessandro Tosin, atual campeã paralímpica, bateu Colômbia (10 a 0), Chile (10 a 0), Argentina (14 a 4), Venezuela (13 a 3) e Peru (10 a 0). Campeão das Américas na última edição, em 2017, o time masculino ficou em terceiro lugar em 2013 e quarto em 2005.
Últimas notícias
Imagens mostram momento da colisão entre ônibus e carro na AL-101 Norte, em Maragogi
Vizinho é preso em flagrante após invadir casa e abusar de crianças sozinhas em Rio Largo
Homem é morto com quatro tiros, três na cabeça, no bairro Santa Amélia, em Maceió
Homem é assassinado com seis tiros na cabeça no bairro do Feitosa, em Maceió
Motociclista morre após colisão com carro em frente ao Mirante da Sereia, em Maceió
Briga entre irmãos termina em morte a facadas durante confraternização em Pilar
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
