Política

Presidente do Podemos diz que soube de filiação de Moro ao União pela imprensa

Ex-ministro anunciou, nesta quinta-feira (31), troca de partido e desistência de candidatura à Presidência da República

Por CNN Brasil 31/03/2022 21h09
Presidente do Podemos diz que soube de filiação de Moro ao União pela imprensa
Sergio Moro (União Brasil) - Foto: Reprodução

A deputada federal e presidente do Podemos, Renata Abreu (SP), afirmou nesta quinta-feira (31) que a cúpula do partido somente teve conhecimento da filiação do ex-juiz Sergio Moro ao União Brasil após o fato ter sido noticiado pela imprensa.

“Para a surpresa de todos, tanto a Executiva Nacional quanto os parlamentares souberam via imprensa da nova filiação de Moro, sem sequer uma comunicação interna do ex-presidenciável”, diz a nota assinada por Abreu.

O ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro estava filiado ao Podemos desde novembro do ano passado, e era pré-candidato do partido à Presidência da República nas eleições deste ano.

No entanto, a disputa presidencial perdeu mais um postulante nesta quinta, quando Moro anunciou a desistência de sua candidatura ao Palácio do Planalto “neste momento”. O anúncio foi feito pouco tempo depois do ex-juiz ter assinado a ficha de filiação ao partido União Brasil.

De acordo com a presidente do Podemos, o processo da filiação de Moro ao partido contou com mais de um ano de conversas, “sempre respeitando seu momento de vida profissional e pessoal e trabalhando para oferecer ao Brasil uma esperança contra a polarização dos extremos”.

No comunicado, Abreu ainda cita que o Podemos “não tem a grandeza financeira daqueles que detém os maiores fundos partidários”, mas pontua que o partido deu todas as garantias de recursos para a campanha eleitoral do ex-juiz, assim como “jamais mediu esforços para garantir ao presidenciável uma pré-campanha robusta”.

Agora, sem um pré-candidato oficial nas eleições presidenciais deste ano, o Podemos afirma que continuará focado “para apresentar aos brasileiros e brasileiras uma alternativa que olhe nos olhos sem titubear”, diz a nota.