Prefeita Eronita Sposito decreta estado de calamidade pública em Porto Calvo
Medida é por conta das chuvas que castigam o município
A prefeita de Porto Calvo, Eronita Sposito (MDB), decretou estado de calamidade pública no município em virtude das constantes chuvas que castigam o território portocalvense nos últimos dias. A cidade foi uma das mais afetadas na Região Norte de Alagoas.
O decreto nº 009/2022 assinado pela gestora vai ser publicado no Diário Oficial dos Municípios (DOM) na edição desta sexta-feira (27). Para tomar a decisão, Eronita Sposito considerou possóveis os danos causados pelas chuvas, inclusive o deslizamento de encostas e o desabamento de residências, gerando a necessidade de salvaguardar a incolumidade de famílias nas zonas rural e urbana.

A medida é válida enquanto perdurarem os efeitos da precipitação pluviométrica ocorrida na região. Pelo decreto, ficam convocados todos os órgãos municipais a atuarem em ação conjunta e em período integral, sob a coordenação da Defesa Civil de Porto Calvo, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário municipal.
As autoridades administrativas ficam autorizadas pelas ações de respostas aos desastres a: adentrar nas casas para prestar socorro ou para determinar a evacuação imediata; usar de propriedade particular, no caso eminente perigo público, assegurada ao proprietário indenização, se houver dano.
O decreto informa ainda que ficam autorizada a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre, realização de campanhas de arrecadação de doações junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre bem como o cadastramento das famílias atingidas sob a direção da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.

Últimas notícias
Lula critica fim do imposto sindical e diz que movimento foi asfixiado
Polícia Militar recupera calçados furtados de loja no Centro de Arapiraca
Faltam 20 dias para fechamento do cadastro eleitoral para as Eleições 2026
Palmeira dos Índios se prepara para realizar tradicional Romaria de Frei Damião
Obra de Mirante do Jacintinho, em Maceió, avança e chega a 75% de execução
Alagoas recebe mais de 40 mil doses da vacina contra covid-19
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
