Prefeita declara situação de emergência em Porto Calvo
Decreto foi publicado na edição desta segunda-feira do Diário Oficial
As fortes e constantes chuvas que afetam Porto Calvo desde o dia 23 de maio fizeram com que a prefeita Eronita Sposito Leão e Lima (MDB) declarasse estado de emergência no município do Norte de Alagoas. O decreto nº 010/2022 foi publicado na edição desta segunda-feira (30) do Diário Oficial dos Municípios (DOM).
De acordo com a publicação no Diário Oficial, Art. 1º Fica decretado estado de emergência em toda zona rural e urbana do município pelo período de dez dias enquanto perdurarem os efeitos da precipitação pluviométrica ocorrida na região.
Ficam convocados todos os órgãos municipais para atuarem em ação conjunta e em período integral, sob a coordenação da Defesa Civil de Porto Calvo, nas ações resposta ao desastre e reabilitação do cenário municipal.
A gestora Eronita Sposito considerou os danos causados pelas chuvas, inclusive, com comprometimento parcial de algumas pontes, e, ameaça e comprometimento de algumas residências, gerando a necessidade de salvaguardar a incolumidade de famílias tanto na zona urbana quanto na zona rural. Considerou também que a força da natureza vem acarretando inundações em diversas localidades, inclusive bloqueando os acessos à zona rural e assentamentos do município.
As autoridades administrativas, diretamente responsáveis pelas ações de resposta aos desastres, em caso de risco iminente, a: adentrar nas casas para prestar socorro ou para determinar a evacuação imediata; usar de propriedade particular, no caso de iminente perigo público, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano.
A Prefeitura de Porto Calvo informou ainda no decreto nº 010/2022 que revogam-se as disposições em contrário, contidas no Decreto Municipal de nº 009/2022, datado em 25 de maio do corrente ano, que tratava da declaração de calamidade pública.
Veja também
Últimas notícias
Estudantes da rede estadual participam de maratona de inovação para mulheres
Saúde anuncia R$ 9,8 bi para adaptar SUS a mudanças climáticas
Marechal Deodoro receberá 950 unidades habitacionais pelo Programa Minha Casa, Minha Vida
Alcolumbre: É ofensivo insinuar que cargos resolvem aprovação de Messias
Motorista sofre AVC enquanto dirige e é salvo por policiais militares na BR-104
Papagaios Chauás serão transferidos para reserva ambiental do Rio Niquim
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
