Prefeita declara situação de emergência em Porto Calvo
Decreto foi publicado na edição desta segunda-feira do Diário Oficial

As fortes e constantes chuvas que afetam Porto Calvo desde o dia 23 de maio fizeram com que a prefeita Eronita Sposito Leão e Lima (MDB) declarasse estado de emergência no município do Norte de Alagoas. O decreto nº 010/2022 foi publicado na edição desta segunda-feira (30) do Diário Oficial dos Municípios (DOM).
De acordo com a publicação no Diário Oficial, Art. 1º Fica decretado estado de emergência em toda zona rural e urbana do município pelo período de dez dias enquanto perdurarem os efeitos da precipitação pluviométrica ocorrida na região.
Ficam convocados todos os órgãos municipais para atuarem em ação conjunta e em período integral, sob a coordenação da Defesa Civil de Porto Calvo, nas ações resposta ao desastre e reabilitação do cenário municipal.
A gestora Eronita Sposito considerou os danos causados pelas chuvas, inclusive, com comprometimento parcial de algumas pontes, e, ameaça e comprometimento de algumas residências, gerando a necessidade de salvaguardar a incolumidade de famílias tanto na zona urbana quanto na zona rural. Considerou também que a força da natureza vem acarretando inundações em diversas localidades, inclusive bloqueando os acessos à zona rural e assentamentos do município.
As autoridades administrativas, diretamente responsáveis pelas ações de resposta aos desastres, em caso de risco iminente, a: adentrar nas casas para prestar socorro ou para determinar a evacuação imediata; usar de propriedade particular, no caso de iminente perigo público, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano.
A Prefeitura de Porto Calvo informou ainda no decreto nº 010/2022 que revogam-se as disposições em contrário, contidas no Decreto Municipal de nº 009/2022, datado em 25 de maio do corrente ano, que tratava da declaração de calamidade pública.
Veja também
Últimas notícias

Polícia cumpre mandado de prisão por estupro de vulnerável em Canapi

FPI flagra trabalho degradante em pedreiras de Estrela de Alagoas, no Sertão de AL

Estudante de Junqueiro representa Alagoas no Parlamento Juvenil do Mercosul

Nicolás Maduro agradece ao presidente da Colômbia por mobilização militar entre os dois países

Diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes recebe título de cidadão alagoano

Circuito Regional de Feiras celebra, em Palmeira dos Índios, a agricultura familiar e a cultura indígena
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
