Alagoas

Prefeita declara situação de emergência em Porto Calvo

Cidade é uma das mais castigadas pelas chuvas em Alagoas

Por Maurício Silva 06/07/2022 08h08
Prefeita declara situação de emergência em Porto Calvo
Comandatuba e os outros três rios do município registraram transbordamentos nesse período chuvoso - Foto: Maurício Silva

A prefeita de Porto Calvo, Eronita Sposito (MDB), decretou situação anormal, caracterizada como situação de emergência no município por conta das fortes e constantes chuvas que castigam a cidade. O decreto nº 020/2022 foi publicado na edição desta quarta-feira (6) do Diário Oficial dos Municípios.

Entre os motivos considerados para adotar a medida, a prefeitura levou em conta que as fortes chuvas registradas em Porto Calvo nos dias 1º e 2 de julho elevaram o nível dos rios que cortam o município e culminaram em alagamentos nas zonas rural e urbana e na ocorrência de danos humanos, materiais e ambientais e consequentes prejuízos econômicos públicos e privados.

Com o decreto nº 020/2022 publicado no Diário Oficial, foi autorizado a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário.

Autoriza-se a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto às comunidades, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, tudo sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.