Des. Fábio Bittencourt inspeciona cinco comarcas do Litoral Norte de AL
Corregedor-Geral e Magistrados Auxiliares da CGJ/AL também averiguaram a situação dos cartórios extrajudiciais
As comarcas de Paripueira, São Luís do Quitunde, Matriz de Camaragibe, Porto Calvo e Maragogi receberam a visita do corregedor-geral da justiça, desembargador Fábio José Bittencourt Araújo, nesta quarta-feira (24). As inspeções, que também se estenderam aos cartórios extrajudiciais das cidades, foram acompanhadas pelos magistrados auxiliares da Corregedoria-Geral da Justiça de Alagoas (CGJ/AL), Anderson Santos dos Passos e José Miranda Santos Júnior.
“Esse diálogo estabelecido nas comarcas permite que façamos um diagnóstico das necessidades dos magistrados, servidores e tabeliães dos cartórios extrajudiciais, sempre visando o bom andamento dos serviços ofertados à sociedade. É a partir dessas visitas que constatamos, por exemplo, a regularização das contratações estabelecidas pelos cartórios e também orientamos acerca das normativas vigentes”, disse o corregedor, ao acrescentar a necessidade da preservação dos documentos que garantem segurança jurídica aos cartórios e aos utentes.
A chefe de Secretaria do Fórum de Matriz do Camaragibe, Ana Penelope Sampaio Batinga Nascimento, destaca que houve melhoria significativa após a reforma do prédio em 2018 e afirma que, a partir da titularidade do magistrado substituto, Darlan Soares Souza, no início deste mês de agosto, o fluxo processual está sendo normalizado.
Ana Penelope também aproveitou a oportunidade para esclarecer dúvidas com o corregedor. “É muito importante a presença da Corregedoria na comarca, pois a gente se sente amparado e com pessoas para nos escutar, para ver a nossa situação a partir desse contato pessoal”.
Em Porto Calvo, o diálogo foi estabelecido com o magistrado Diogo de Mendonça Furtado, titular da 2ª Vara e, atualmente, substituto em Maragogi, que ressaltou a importância da parceria da Corregedoria com os juízes de direito do interior.
“É de extrema importância a visita do Corregedor Fábio Bittencourt e sua equipe para constatar o trabalho que vem sendo desenvolvido, as carências, e o que necessita ser melhorado. São duas Varas na cidade de Porto Calvo, cada qual com aproximadamente mil processos e servidores eficientes. Também há promotores titulares e defensores públicos”, ratificou o magistrado.
Em Maragogi, foram feitas orientações ao tabelião do 1º Cartório de Notas e Registro de Imóveis, João Eudes Netto de Assis. “É tudo bem salutar, principalmente para a gente que tem uma carência devido ao número de processos e demandas da nossa serventia. E faz que a nossa serventia tenha um entendimento entre a Corregedoria e o nosso trabalho. Recebemos algumas recomendações e, conforme a determinação do Corregedor, vamos cumprir os prazos dados a nós”.
Inspeções extrajudiciais
Em Paripueira, foi inspecionado o Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais e Notas; em São Luís do Quitunde, o Cartório do 2º Ofício, o Cartório Notarial e Registral de Pessoas Naturais e o Cartório do 1º Ofício de Notas, Registros de Imóveis e de Títulos e Documentos; em Matriz de Camaragibe, o Cartório de Registro Civil e Notas e o Cartório do Único Ofício de Notas, Protestos, Registro de Imóveis e RTD; e em Maragogi, o Cartório do 1º Ofício de Notas e Registro de Imóveis.
Veja também
Últimas notícias
[Vídeo] Biota realiza soltura de tartaruga que teve nadadeira amputada
Alagoas é o estado com maior proporção de Josés no Brasil, revela IBGE
TRE-AL divulga editais inéditos para composição de listas tríplices da advocacia
Gatinha com câncer nas orelhas precisa de cirurgia urgente, em Arapiraca
Cadeira Gigante ganha vida nova com estrutura repaginada na orla de Ponta Verde
Polícia Militar apreende armas, drogas e munições em operações no interior do estado
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
