Diferença entre Lula e Bolsonaro cai para seis pontos, indica pesquisa
Levantamento da FSB mostra o ex-presidente Lula com com 41% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 35%
Pesquisa divulgada pelo Instituto FSB nesta segunda-feira (12) mostra que a diferença entre o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diminuiu para seis pontos tanto no cenário espontâneo quanto no estimulado.
De acordo com o cenário estimulado (onde são apresentados os nomes dos candidatos ao entrevistado), Lula aparece com 41% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 35%. Ciro Gomes (PDT) tem 9%, e Simone Tebet (MDB), 7%, estando, portanto, em empate técnico, levando em consideração a margem de erro, que é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Já na pesquisa espontânea (em que não são apresentados os nomes dos candidatos), Lula tem 39%, e Bolsonaro, 33%. Ciro Gomes tem 6%, e Simone Tebet, 5%.
A pesquisa ouviu 2 mil eleitores por telefone, entre os dias 9 e 11 de setembro de 2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi encomendada pelo Banco BTG Pactual e registrada no TSE sob o número BR-06321/2022.
O levantamento mostra que Jair Bolsonaro cresceu um ponto em relação à última pesquisa, de 5 de setembro. No mesmo período, Lula perdeu um ponto percentual. A pesquisa indica ainda que 81% das pessoas ouvidas já definiram o voto para o primeiro turno e não cogitam mudá-lo, já 17% dos eleitores ainda podem mudar de ideia e 2% não sabem ou não responderam.
Dos 17% que podem mudar o voto, 20% têm Ciro Gomes como segundo nome de preferência, 16% podem votar em Lula, e 15%, em Bolsonaro. Simone Tebet aparece como segunda opção para 14% dos eleitores. A pesquisa mostra também que, entre as pessoas ouvidas, 96% pretendem votar nestas eleições.
Ainda de acordo com o levantamento, 66% das pessoas disseram ter interesse nas eleições. Neste grupo, 36% afirmam estar muito interessadas, 30% interessadas, 13% mais ou menos interessadas, enquanto 10% pouco interessadas e 8% nada interessadas. Três por cento dos eleitores disseram que não sabem ou não responderam.
Veja também
Últimas notícias
Alagoas fica entre os piores estados em qualidade de energia sob concessão da Equatorial, aponta ranking
PoderData: para 39%, governo Lula é pior que o de Bolsonaro
Homem é flagrado com faca durante abordagem policial em Maribondo
Homem com mandado de prisão em aberto é capturado na canafístula, Arapiraca
Drogas são encontradas em imóveis abandonados em Arapiraca
Motociclista sem habilitação foge da polícia e é detido em Coité do Nóia
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
