Geral

Moradores de Porto Calvo sofrem com falta d’água

Problema ocorre desde o dia 27 de janeiro

Por Maurício Silva 03/02/2023 07h07 - Atualizado em 03/02/2023 11h11
Moradores de Porto Calvo sofrem com falta d’água
Imóveis os bairro Centro estão há dias sem água em Porto Calvo - Foto: Maurício Silva

Atualizado às 11h45

O povo de Porto Calvo voltou a conviver com um problema incômodo: a falta d’água. Desde sexta-feira (27), da semana passada, que o abastecimento foi afetado no município do Norte do Estado e até a manhã desta sexta-feira (3) a causa não foi solucionada. De acordo com a Verde Alagoas, houve o rompimento da tubulação de água e por esse motivo há o desabastecimento.

Os moradores, principalmente do bairro Centro, estão de mãos atadas. Há imóveis onde não há um pingo de água nas torneiras e a situação ficou insustentável. O caso é ainda pior nos imóveis onde moram crianças, idosos e portadores de necessidades especiais.

Passar esses dias sem água tem se tornado um verdadeiro tormento para os portocalvenses. Para tomar banho, os moradores estão recorrendo aos rios que cercam o município e as cacimbas voltaram a receber uma grande quantidades de pessoas em busca de liquido. A velha cena com baldes e latas na cabeça tem voltado a se repetir nos últimos dias.

Segundo informações publicadas no site da Verde Alagoas, concessionária responsável pela captação e abastecimento em Porto Calvo, o rompimento da tubulação de água no dia 27 de janeiro ocasionou a paralisação do abastecimento na cidade. O município tem sido castigado nos últimos dias por chuvas e o rio Tapamundé (onde a água é captada) elevou o nível.

Na quinta-feira (2) a Verde Alagoas informou que o rompimento da adutora permanece por conta que houve um aumento no nível do rio, dificultando a execução deste reparto. A empresa comunicou que tão logo seja possível o reparo será realizado pela equipe. Em caso de dúvidas ou situações adversas, a Verde Alagoas orienta que a população entre em contato pelo telefone e WhatsApp 0800 941 0195.

Moradores da Antiga Rodoviária estão revoltados com o problema. Foto: Isac Silva

A Verde Alagoas enviou uma nota às 11h10. Confira a nota na íntegra:

A concessionária Verde Alagoas, responsável pelos serviços de água e esgoto, em Porto Calvo, esclarece que a elevação do nível do Rio Manguaba, ocasionada pelas fortes chuvas em Pernambuco e que desaguam no rio, dificulta a realização do reparo emergencial na adutora rompida, que fornece água para o Centro e Rua da Palha. A adutora está localizada em local de difícil acesso, abaixo do nível do rio.

De acordo com o setor operacional, as equipes técnicas tentaram fazer a manutenção, desde quarta (1º), porém sem sucesso e agora aguarda a correnteza diminuir para fazer uma nova tentativa. Todos os esforços estão sendo realizados pela empresa para normalização do abastecimento.

A Verde Alagoas ressalta que as demais localidades do município estão com abastecimento sem alteração, como: Oscar Cunha, Mangazala e Povoado Caxangá.

A Verde Alagoas assumiu a operação em 01/10/2022 e vem gradativamente aprimorando o sistema de abastecimento de água recebido da Prefeitura, que necessita de muitas obras de melhorias operacionais e de segurança das instalações, essa fragilidade do sistema já está identificada e um novo trajeto para desviar a adutora do leito do rio será iniciada na próxima semana.

Será disponibilizado caminhão pipa para abastecimento de unidades essenciais, como escolas, creches, hospitais, postos de saúde. Para solicitar, basta entrar em contato com a Verde Alagoas pela central telefônica 0800 941 0195, que também é WhatsApp.

A Verde Alagoas informa também que está disponível na loja localizada na Rua Boa Vista, S/N, Centro.