Turismo

Porto de Pedras divulga proibições em área de praia Bandeira Azul

A renovação da temporada requer o cumprimento de todos os critérios e um deles, que tem gerado polêmica, é a proibição de animais nas areias no perímetro certificado

Por Assessoria 15/03/2023 14h02
Porto de Pedras divulga proibições em área de praia Bandeira Azul
Praia do Patacho é a única de Alagoas com o selo Bandeira Azul - Foto: Assessoria

Única cidade de Alagoas a ter uma praia com o selo internacional Bandeira Azul de sustentabilidade, Porto de Pedras redobra a vigilância sobre os requisitos exigidos pelo programa. A renovação da temporada requer o cumprimento de todos os critérios e um deles, que tem gerado polêmica, é a proibição de animais nas areias no perímetro certificado.

O Programa Bandeira Azul de Turismo Sustentável é desenvolvido pela organização internacional não-governamental e sem fins lucrativos FEE (Foundation for Environmental Education). Começou na França em 1985, foi implementado em toda a Europa desde 1987 e em países não europeus desde 2001. Atualmente o Programa Bandeira Azul se tornou global, um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido.

No Brasil, o Programa é representado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), membro da FEE desde 2005 com o desafio a alcançar altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança, itens que a Praia do Patacho mantém em excelência.

A maioria dos critérios de classificação, avaliados a cada ano, são imperativos/obrigatórios, o que significa dizer que a gestão da praia deve cumpri-los. Através das secretarias de Turismo e Meio Ambiente, a Prefeitura de Porto de Pedras mantém patrulhamento constante da área para orientar banhistas. A área também possui placas indicativas sobre as proibições.

A mais questionada, proibição para cães ou animais de estimação, além de cães guia, na área precisa ser respeitada, mesmo que os animais já frequentem outras áreas. Em várias cidades brasileiras leis regulam a presença desses animais, incluindo cavalos, em áreas de uso comum pelo prejuízo sanitário que possam via a causar.

A secretária de Meio Ambiente, Flávia Rego, diz que a exigência, em Porto de Pedras, é restrita para a área da Bandeira Azul e, nesse caso, o acesso e atividades desses animais na areia e área de banho, sobre qualquer circunstância, é proibida. O município também mantém controle sobre animais de rua, sem dono, que não devem ser alimentados por banhistas para evitar que sejam atraídos para a área.

Durante o final de semana, um grupo de cavaleiros foi flagrado na área e, em número muito superior ao da guarda ambiental, desrespeitou as normas vigentes, o que gerou indignação de turistas e da população. “Infelizmente ainda existem pessoas sem nenhum compromisso coletivo, que só entendem a linguagem do prazer individual e insistem em querer se apropriar do direito do outro”, disse a secretária que, na tentativa de evitar o passeio proibido, quase foi pisoteada. As imagens dos cavaleiros correram a internet e lotaram as redes sociais do município com menções de apoio sobre o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pelas secretarias municipais de preservação ao meio ambiente.