Política

Câmara de Maragogi propõe ação civil para suspender tarifa de água

Ação proposta é de caráter liminar

Por 7Segundos, com Assessoria 19/04/2023 14h02
Câmara de Maragogi propõe ação civil para suspender tarifa de água
Marcos Menino, Pipo e Paulo Nunes durante entrevista na Maragogi FM - Foto: Assessoria

Após audiência pública no Ministério Público de Alagoas (MP-AL), na terça-feira (18) para tentar resolver os problemas do abastecimento de água em Maragogi, os vereadores do município decidiram entrar com uma Ação Civil Pública na justiça para suspender, em caráter liminar, a cobrança da tarifa de água dos consumidores que estão sofrendo com desabastecimento.

A informação foi divulgada na manhã desta quarta-feira (19) durante entrevista do presidente da Câamra Municipal, Eliseo Marcos da Silva Ibanez 'Pipo' (PSDB), e do líder do governo na Casa Legislativa, Major Paulo Nunes (PP) na rádio Maragogi FM.

O presidente da Câmara Municipal reconhece o sofrimento diário da população com a falta d'água. “O sofrimento da população com desabastecimento de água é diário e é de conhecimento de todos o esforço que nós vereadores estamos fazendo para buscar uma solução junto a empresa que administra o abastecimento, a Verde Alagoas. Assim, como mesmo diante da intervenção do MP-AL não houve acordo, convocamos agora a população, principalmente os moradores das áreas desabastecidas, para assinar um abaixo assinado que vai compor a ação civil pública. Não é justo que o consumidor continue pagando a fatura de um serviço precário”, expôs o presidente Pipo.

Paulo Nunes afirmou que os parlamentares vão continuar firmes com as cobranças. “O que vem acontecendo em Maragogi é um desrespeito. Ainda mais diante de um serviço tão essencial como a água. Nós só vamos descansar quando esse problema estiver resolvido. Porque eles vão do desabastecimento à distorção de contas erradas, consumo que não acontece e a conta chega. A câmara vai entrar na justiça com o aval da população e vai entrar com um processo administrativo no Procon Alagoas para responsabilizar a empresa gestora pelos transtornos. Por isso, convocamos a todos que compareçam na câmara para assinar este documento”, completou Paulo Nunes.

Transtornos 

A gestão do abastecimento de água de Maragogi, de responsabilidade da Verde Alagoas, vem gerando muitas reclamações no município do Litoral Norte do Estado. Entre as principais queixas estão a falta constante de água nas torneiras e inconsistência no faturamento com cobranças indevidas, segundo os moradores.

Diante do problema a Câmara de Maragogi chegou a realizar duas audiências públicas para coletar informações da população. As queixas foram apresentadas durante audiência com o Ministério Público Estadual (MP-AL), que contou com representantes da Verde Alagoas.

Sem avanço nos diálogos para solucionar os problemas, ficou definido que a Casa Legislativa entrará na justiça com a ação pública para pedir a suspensão do pagamento da tarifa de água.