Câmara de Maragogi promove audiência sobre piscina Lagoa Azul
Vereadores fizeram consulta do setor de pesca e dos passeios aquaviários
A Câmara de Maragogi realizou na noite desta quarta-feira (1º) a audiência pública sobre a autorização de exploração da piscina natural Lagoa Azul, na Praia de Antunes. Os vereadores e agentes públicos fizeram consulta com os setores de pesca, dos passeios aquaviários e do trade turístico. Na quarta-feira (28) os parlamentares fizeram uma sessão pública sobre o marco regulatório do saneamento básico, no povoado São Bento.
A Prefeitura de Maragogi autorizou a exploração da Área de Interesse Ecológico Marinha (Arie) da Lagoa Azul. A exploração turística foi aprovada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema) em sessão extraordinária realizada no dia 15 de fevereiro. A sessão pública sobre o tema foi aprovada no dia 16 do mês passado.

O presidente da Câmara Municipal, Eliseo Marcos da Silva Ibanez ‘Pipo’ (PSDB), enfatizou que a abertura é uma conquista e enalteceu o papel do prefeito Sérgio Lira (Progressistas – PP). “Graças a Deus, o prefeito foi muito solicito e sem ele eu quero aqui fazer menção ao Sérgio Lira porque sem ele a gente não teria conseguido êxito. Foi graças a canetada dele, com um decreto, que a piscina está aberta, que é para proporcionar um trabalho digno a muitos pais e mães de famílias que precisam, que estavam trabalhando na clandestinidade e agora estão devidamente legalizados”, ressaltou.
O líder do governo na câmara, vereador Major Paulo Nunes (PP), disse que a audiência é uma consolidação. “Essa audiência pública consolidou a luta deles para regularizar a atividade numa nova piscina que o prefeito decretou e naturalmente por essa semana eles vão ter a regularização para trabalhar em paz, dignamente e totalmente legalizados. A câmara apenas referendou a luta deles, através de uma audiência pública, e a gente veio aqui prestigiar e se fazer presente, que é importante” destacou.
O vice-prefeito e prefeito em exercício, Gabriel Vasconcelos (UB), enfatizou que liberação é uma conquista. “A gente em seguida vamos beneficiar mais de 100 famílias de Maragogi para que possa levar seus sustentos para as suas residências. Com certeza, no dia que for emitida as permissões, iremos chamar toda a sociedade e é esse o nosso trabalho desde 2017 procurando trazer melhorias para a comunidade maragogiense”, frisou.

O secretário de Turismo, Diego Vasconcelos, comentou que a legalização da piscina foi muito importante e que a audiência referendou. “A gente participou desse processo de abertura, na verdade já estava aberta, estava sendo explorada de maneira irregular, e levamos essa pauta para o Conapac, foi debatido, depois foi debatido no Condema, e agora nessa audiência pública convocando o setor pesqueiro local e o setor do aquaviário, além dos representantes do nosso trade turístico, a gente encerra o processo ouvindo os atores que estão ali na ponta”, disse.
Com apuração de Isac Silva*
Veja também
Últimas notícias
Fundepes e Ufal auxiliam na execução da 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília
Seis candidatos disputam vaga na lista tríplice para procurador-geral do MPAL
EUA retiram sanções a Moraes e dizem que medidas eram “inconsistentes”
Ufal abre chamada pública para ocupação de quiosques e espaços
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
