Política

Câmara de Maragogi vai entrar com ação civil pública contra Verde Alagoas

Audiência pública ocorreu no povoado São Bento

Por Maurício Silva 01/03/2023 07h07 - Atualizado em 01/03/2023 12h12
Câmara de Maragogi vai entrar com ação civil pública contra Verde Alagoas
Evento ocorreu na quadra de São Bento - Foto: Isac Silva/7Segundos

A Câmara de Maragogi decidiu que vai entrar com uma ação civil pública contra a Verde Alagoas, concessionária responsável pela água e esgoto, pelo descaso que vem ocorrendo no município do Litoral Norte do Estado. A Casa Legislativa realizou na noite desta terça-feira (28) uma audiência pública no povoado São Bento sobre o marco regulatório do saneamento básico na cidade litorânea.

A quadra de esportes da Escola Municipal Medeiros Costa foi o palco do encontro público em São Bento. A Verde Alagoas não enviou representantes para a audiência pública, mas a população compareceu em peso e teceu dezenas de críticas a empresa. Nesta quarta-feira (1º) a Câmara Municipal vai realizar uma sessão pública sobre a abertura da Área de Interesse Ecológico (Aire) Lagoa Azul.

População compareceu em peso ao evento público. Foto: Isac Silva


O presidente da Casa Legislativa, Eliseo Marcos Ibanez ‘Pipo’ (PSDB), ficou satisfeito com a participação popular e criticou a Verde Alagoas. “Um descaso com nós representantes do povo, estava aqui o vice-prefeito, um descaso com toda a população porque o que custa vir um técnico da Verde trazer explicações com o que está acontecendo? Nós vamos está tomando as medidas cabíveis, nós vamos procurar o Ministério Público, vamos entrar com uma ação civil pública para que essa solução seja resolvida. Nós tivemos relatos aqui de representantes de associações, da comunidade reivindicando que não está tendo água e está vindo a fatura para pagar. A taxa é mínima, você não tem água em pleno século XXI isso é um descaso”, frisou.

Vereador Pipo destacou a participação popular. Foto: Isac Silva


Pipo prometeu dedicação da Câmara Municipal com o caso. “Nós como vereadores representantes do povo estamos comprometidos e vamos lutar até o final para que seja solucionado. Infelizmente a nossa convocação não foi atendida e nós vamos tomar as medidas cabíveis judiciais para que isso seja resolvido. O que não pode acontecer é a população continuar sofrendo como vários relatos que tivemos, e não só de São Bento, nós tivemos representantes de Peroba, Nova Jerusalém, pessoas de Maragogi que também disseram que a Verde não está fornecendo a água. Vamos correr atrás disso”, destacou.

Idealizador da audiência, o líder do governo Paulo Nunes destacou a participação do público. “O destaque foi a participação do público, tanto de São Bento que foi a maioria, que a sessão foi aqui no povoado, mas vieram de Peroba, Maragogi, lideranças de todos os cantos porque o sofrimento é o mesmo. A Câmara também está sofrendo e a gente está tomando essa iniciativa de ouvir a população para se fortalecer numa audiência pública, que é uma reunião oficial, que fica registrada em ata as reclamações, as denúncias, tudo que for feito a gente aqui não excluiu ninguém, forma mais de 20 pessoas que se pronunciaram e mais de 300 na plateia com o mesmo sentimento e o mesmo sentimento da Câmara de Vereadores”, disse o vereador.

Paulo Nunes discursa durante a audiência pública. Foto: Allex Nazário



Paulo Nunes também prometeu empenho. “O ponto alto foi a participação popular, as reivindicações, a insatisfação, foi uma demonstração com a insatisfação com o péssimo serviço que a Verde Alagoas está prestando. Quem tem que responder agora é a Verde Alagoas porque nós vamos entrar na justiça, vou fazer um requerimento pedindo que seja impetrada uma ação civil pública, através do Ministério Público para que a gente possa restaurar esse direito e agora com muita força porque eu tenho certeza que o povo não aguenta mais. Inclusive na ação civil pública a gente quer que reestabeleça o serviço, mas também não reestabelecendo com a possibilidade de ser suspenso o pagamento até que o serviço seja bem prestado”, ressaltou.

Paulo Nunes prometeu empenho na causa. Foto: Allex Nazário


O vice-prefeito Gabriel Vasconcelos também reforçou as criticas a Verde Alagoas. Estou muito indignado com a falta de respeito da Verde Alagoas para com os vereadores, prefeito e com toda a população de Maragogi”, disse ele que colocou o jurídico à disposição da população para uma ação coletiva. 

Vice-prefeito reforçou as reclamações contra a Verde Alagoas. Foto: Isac Silva

A Verde Alagoas enviou uma nota às 11h34. Confira a nota na íntegra:
Segue a nossa nota de esclarecimento:

A concessionária Verde Alagoas esclarece que respondeu o ofício, enviado pela Câmara de Vereadores, informando que, neste momento, não foi possível a participação na audiência pública, realizada em Maragogi, em virtude de incompatibilidade de agendas. A empresa irá comparecer em oportunidades futuras mediante prévia comunicação, em tempo hábil.

Antes de qualquer medida judicial, a empresa segue à disposição para tratar sobre este e quaisquer temas relacionados à prestação dos serviços de água e esgoto, que são relevantes para comunidade. A empresa reitera que os assuntos devem ser tratados em conjunto com o Governo do Estado, Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) e a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), que opera em parceria com a Verde, em Maragogi.

Em caso de dúvidas, a concessionária possui uma central telefônica e WhatsApp 0800 941 0195. O serviço é gratuito e, no caso do telefone, possui ligação gratuita.

Com apuração de Isac Silva*