Saúde

Cidades do Norte de Alagoas recebem vagas para Mais Médicos

Prefeituras devem informar o Governo Federal quantas vagas pretendem preencher

Por 7Segundos 19/04/2023 15h03 - Atualizado em 19/04/2023 15h03
Cidades do Norte de Alagoas recebem vagas para Mais Médicos
Programa Mais Médicos - Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde publicou, na última terça-feira (18), o edital de vagas para o programa Mais Médicos. As cidades de Campestre, Maragogi, Porto Calvo e Porto de Pedras, no norte de Alagoas, foram contempladas.

Estão sendo ofertadas ao todo cinco vagas para Região Norte, sendo duas para Maragogi, enquanto que Campestre, Porto Calvo e Porto de Pedras terão apenas uma vaga cada.

Este edital tem como objetivo fazer um chamamento público aos municípios que são elegíveis para adesão do programa. Nesta primeira etapa, os gestores das prefeituras devem indicar quantas vagas pretendem preencher do número total disponibilizado pelo edital. Na próxima fase, um novo chamamento será feito e desta vez os médicos deverão se inscrever para a seleção.

As vagas quando preenchidas, terão validade por quatro anos e o valor das bolsas deve continuar sendo o mesmo já oferecido atualmente pelo programa, de cerca de R$ 12,8 mil. Os médicos ainda recebem auxílio-moradia, que varia de acordo com a região onde atuarão.

No total, são 6.252 vagas distribuídas pelo Brasil, em municípios que desejaram aderir ou renovar a participação no programa. Essas são as primeiras de um total de 15 mil que serão abertas até o fim do ano, chegando a mais de 28 mil médicos atuando no país, garantindo acesso à saúde para mais de 96 milhões de brasileiros na Atenção Primária, porta de entrada do SUS.