Maragogi adota estratégias para ampliar vacinação contra gripe
Imunizante está liberado para todos com mais de seis meses
A Secretaria de Saúde de Maragogi vem adotando estratégias para ampliar a vacinação contra a gripe no município do Litoral Norte de Alagoas. Desde segunda-feira (15) que o imunizante contra a influenza está sendo aplicado para todas as pessoas a partir de seis meses de vida. Neste sábado (20) haverá vacinação na feira livre, no período da manhã.
A coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Maragogi, Bárbara Farias, informou que a gestão municipal vem tomando várias medidas para que a campanha seja exitosa, mas ela frisou que o sucesso da vacinação depende principalmente da consciência do cidadão em procurar se imunizar para evitar um surto de gripe na cidade turística. Turistas também estão liberados para a vacinação no município.
Bárbara Farias ressaltou que são vários meios disponíveis para que o cidadão se vacine. “A vacina está disponível em todas as unidades de saúde de Maragogi. Lembrando que a gente conta com nossa equipe volante que vai vacinando porta a porta mediante solicitação: o agente comunitário de saúde entra em contato conosco, solicita e a gente vai no local. Estamos vacinando também em escolas, hotéis, secretarias, instituições como APAE, Caps. A gente está num trabalhando intenso, não só esperando que a população venha, mas nós estamos indo em busca”, contou a enfermeira.
A enfermeira disse também que o imunizante está sendo levado diariamente para a zona rural do município litorâneo. “Pedimos que a população entre em contato com o agente comunitário de saúde ou vá direto para o posto tomar a dose”, ressaltou Bárbara Farias. "Nós estamos fazendo o Dia D nos postos de saúde. Cada posto está fazendo o seu Dia D", informou.
A vacinação contra a gripe na Capital da Costa dos Corais iniciou no dia 10 de abril e a campanha nacional vai até o dia 31 de maio. O Ministério da Saúde decidiu ampliar a vacinação contra a gripe para toda a população a partir de seis meses. O objetivo é expandir a cobertura vacinal contra a doença antes do inverno, quando as infecções respiratórias tendem a aumentar.
Com apuração de Isac Silva*