Política

Três vereadores da Barra de Santo Antônio perdem mandato por fraude em cota de gênero

O TRE-AL decidiu, além da cassação, declarar inelegíveis mais duas mulheres do mesmo município

Por 7 Segundos 06/06/2023 10h10 - Atualizado em 06/06/2023 10h10
Três vereadores da Barra de Santo Antônio perdem mandato por fraude em cota de gênero
Além de três vereadores cassados, Barra de Santo Antônio teve duas moradoras declaradas inelegíveis - Foto: Reprodução internet / Montagem 7 Segundos

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), decidiu, na tarde desta segunda-feira (05), pela cassação de três vereadores da Barra de Santo Antônio. Dentre os vereadores cassados, está o presidente da Casa, Robson da Farmácia.

Além de cassar o mandato de três vereadores, o TRE decidiu tornar inelegíveis por oito anos, duas mulheres do mesmo município.

Os três vereadores cassados são do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Robson Santo da Silva (presidente da Casa), Adálio Rios e Marinete Santos Silva, conhecida como Marinete Parteira, tiveram seus mandatos cassados por fraude à cota de gênero do partido nas eleições municipais de 2020.

A decisão declarou nulo todos os votos pelo partido e por seus candidatos, além de determinar nova totalização de votos pela eleição proporcional.

Além da cassação, duas mulheres que disputaram as eleições em 2020, Marajulia dos Santos Lins e Juliana Quirino, foram declaradas inelegíveis pelos próximos oito anos por abuso de poder político. Ambas, nas eleições de 2020, não foram eleitas, obtendo menos de 1% dos votos.

Adálio Rios, por meio de seu perfil oficial no Instagram, comentou sobre a decisão do TRE: “O julgamento foi desfavorável à chapa do partido PTB, do qual fiz parte nas eleições de 2020. Porém, faço questão de enfatizar que essa decisão ainda é passível de recurso. Vamos reverter esse resultado”, disse o vereador cassado.