Saúde

Sesau monitora consultas do Programa TeleNordeste em UBS de Porto Calvo

Município é pioneiro no programa que realiza consultas com especialistas via internet, com médico do Hospital Beneficência Portuguesa

Por Agência Alagoas 14/06/2023 17h05
Sesau monitora consultas do Programa TeleNordeste em UBS de Porto Calvo
Por meio do TeleNordeste, encaminhamentos de pacientes para especialistas reduziram 95% em UBS de Porto Calvo - Foto: Reprodução/Assessoria

O município de Porto Calvo, no Litoral Norte de Alagoas, recebeu uma visita técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), para monitoramento do Programa TeleNordeste nesta quarta-feira (14). A ação ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Varadouro I, onde foram acompanhadas consultas especializadas via telemedicina, por meio de médicos do Hospital da Beneficência Portuguesa (BP), de São Paulo.

A exemplo do que ocorreu na semana passada, em Delmiro Gouveia, o monitoramento foi coordenado pela gerente de Atenção Primária da Sesau, Karini Omena. A ação foi acompanhada também pela secretária de Saúde de Porto Calvo, Silvana Macedo, que ressaltou o fato de o município ter sido o primeiro na implementação do TeleNordete.

O programa é um esforço do Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Hospital da Beneficência Portuguesa (BP), de São Paulo, mediado pela Sesau que credencia os municípios. Conforme explicou Karini Omena, com ele são realizadas consultas triangulares, contando com a presença do médico da UBS, do paciente e do especialista via internet.


“Com o TeleNordeste o paciente ganha em conforto e resolutividade, pois pode realizar consultas especializadas sem precisar se deslocar para grandes centros de referências. Neste caso, os pacientes não precisam sair de Porto Calvo em busca de assistência especializada em Maceió, por exemplo” ressaltou Karini Omena.

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o Programa TeleNordeste é extremamente importante, pois vai ampliar o leque de atuação nas UBSs junto às equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). “Com a telemedicina o paciente pode agendar uma consulta com um especialista, indicado pelo clínico-geral, e ser atendido em uma consulta simultânea, realizada entre o seu médico da UBS e o médico especialista na doença que o paciente apresenta”, destacou o gestor da saúde estadual.

Eficácia

A UBS Varadouro I foi escolhida para o monitoramento por ter realizado 50 consultas no último mês de maio. Ela ficou em primeiro lugar no Nordeste em número de atendimentos pelo programa, conforme o Ministério da Saúde.

“Isso mostra a confiança da população, que abraçou o projeto e tem se beneficiado enormemente com a celeridade e eficácia que o novo sistema permite”, destacou a secretária de saúde de Porto Calvo.

Eficácia atestada pelo médico da UBS Varadouro I, Pedro Emanuel, ao revelar que os encaminhamentos da unidade para consultas especializadas foram reduzidos em 95%. “O paciente pode ser acompanhado no próprio posto de saúde, próximo de sua residência, ganhando em tempo, conforto e bem-estar”, salientou.


Um dos pacientes beneficiados pelo TeleNordeste, José Augusto dos Santos, revelou sua satisfação ao ser atendido na UBS de Porto Calvo por um cardiologista do Hospital Beneficência Portuguesa. “Recebi a receita para meus medicamentos e irei fazer exames para continuar o tratamento aqui mesmo. Espero que mais pessoas sejam atendidas por esse programa”, testemunhou o morador de Porto Calvo.

Já Eliene do Nascimento pode ser atendida por uma ginecologista também do Hospital Beneficência Portuguesa. “Antes tinha que me deslocar até Maceió para ser acompanhada por um especialista. Agora posso ser atendida aqui mesmo na minha cidade e sendo acompanhada pelo clínico geral da unidade, que já conhece meu histórico clínico”, salientou.

Cadastro

A gerente de Atenção Primária da Sesau ressaltou, ainda, que a Sesau segue fazendo o cadastramento de adesão dos municípios para o programa. “Todas as 102 cidades de Alagoas serão cadastradas, o que assegura um ganho para as Unidades Básicas de Saúde que reforçam sua missão de resolutividade e ainda diminuem o excesso de demanda em centros de referência”, explicou.