Lula critica presidente chileno por cobrar condenação da Rússia
Presidente afirmou que não tem que concordar com a opinião de Gabriel Boric
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o presidente chileno, Gabriel Boric, por ter pedido que países latino-americanos e da União Europeia sejam mais enfáticos na condenação da Rússia pela invasão da Ucrânia. A declaração de Lula ocorreu em coletiva de imprensa concedida em Bruxelas, nesta quarta-feira (19), após a reunião de cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) com a União Europeia (UE).
O documento final da cúpula faz menção à guerra na Ucrânia, mas não condena a Rússia pela invasão do território ucraniano.
Lula afirmou que Boric não tem costume de participar de cúpulas internacionais e que o presidente chileno é um “jovem sequioso e apressado".
"Não tenho motivo para concordar com o Boric, é uma visão dele", disse Lula. "Eu já tive a pressa do Boric, no meu primeiro ano de mandato, eu ia para reuniões do G7 e queria que tudo fosse decidido naquela hora. Mas ali não é só interesse do Brasil, é interesse de 60 países. A gente tem que entender que nem todo mundo concorda com a gente."
Rui Costa fora do governo
O presidente também negou possibilidade de deslocar o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para a presidência da Petrobras, como forma de abrir espaço para o PL e o Republicanos no governo. "Não existe. Estou te dizendo com todas as palavras, não existe a possibilidade", disse Lula.
O presidente confirmou que tem interesse em trazer os partidos do Centrão para a base aliada do governo, mas pediu calma nas negociações aos líderes partidários, para que seja construído um acordo "maduro, que seja duradouro". "Quem discute ministro é o presidente da República, não é o partido que pede ministério", afirmou o presidente.
Agressões a Alexandre de Moraes
Lula declarou ainda que é preciso "punir severamente o cidadão que agrediu" o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes no aeroporto de Roma, na sexta-feira (14). "Um cidadão desse é um animal selvagem, não é um ser humano." O presidente afirmou que "essa gente que renasceu no neofascismo, colocado em prática no Brasil, tem que ser extirpada, e nós vamos ser muito duros com essa gente, para eles aprenderem a ser civilizados".
Veja também
Últimas notícias
Passageira de aplicativo morre após confronto na Linha Amarela, no Rio
Deputado Daniel lança livro com reflexões sobre desenvolvimento e justiça social durante Bienal
Lula vai despachar PL Antifacção ao Congresso com pedido de urgência
Prefeito Allan de Jesus participa em São Paulo da cerimônia nacional de entrega da Bandeira Azul 2025
Integrante do Comando Vermelho morre em confronto com a PM em Rio Largo
Colisão entre motos deixa mulher ferida na Avenida Menino Marcelo, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
