Chuvas: Governo Federal reconhece situação de emergência em Porto Calvo
Jequiá da Praia e Santa Luzia do Norte também tiveram a situação reconhecida

O Ministério do Desenvolvimento (MDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência no município de Porto Calvo, no Norte de Alagoas, por conta das chuvas. A situação também foi reconhecida nesta quarta-feira (19) nas cidades de Jequiá da Praia de Santa Luzia do Norte.
O Governo Federal agora ampliou para 35 o número de municípios alagoanos que tiveram a situação de emergência por conta das chuvas que castigaram o território alagoano nos dias 7 e 8 de julho de 2023. Os estragos atingiram mais de 25 mil pessoas no Estado.
Na Região Norte de Alagoas, além de Porto Calvo, estão em situação de emergência: Barra de Santo Antônio, Colônia Leopoldina, Jacuípe, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Passo de Camaragibe, São Luís do Quitunde e São Miguel dos Milagres.
Além das cidades da Região Norte, também estão na mesma situação: Também vão receber antecipadamente os beneficiários das cidades de: Atalaia, Barra de São Miguel, Branquinha, Capela, Cajueiro, Coqueiro Seco, Flexeiras, Ibateguara, Joaquim Gomes, Maceió, Marechal Deodoro, Murici, Paulo Jacinto, Paripueira, Penedo, Pilar, Quebrangulo, Rio Largo, Santana do Mundaú, São José da Laje, São Miguel dos Campos, Satuba, União dos Palmares e Viçosa.
No momento, o número de cidades com reconhecimento federal de situação de emergência devido a desastres em todo o Brasil é de 1.193. Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada.
As ações envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.
Veja também
Últimas notícias

Após mais de 20 anos, Mister Caldo encerra atividades em Arapiraca

Prefeitura de Feira Grande realiza tradicional entrega do peixe da Semana Santa

Programa Pesquisa para o SUS terá edital com R$ 6 milhões

Deputado Alexandre Ayres cobra penas mais duras e critica uso político do caso Ana Beatriz: “Não é hora de oportunismo”

Homem é preso por descumprir medida protetiva de urgência, em Penedo

Produtos artesanais ganham novo espaço de exposição e vendas em shopping de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
